Pular para o conteúdo

Pacientes com HIV contam com centro de atividade física no Hospital das Clínicas

A Casa da Aids do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP conta com um novo Laboratório de Atividade Física, inaugurado em maio deste ano. O espaço tem como objetivo incorporar, de modo inovador, a prática esportiva na proposta de cuidado integral ao paciente com HIV para minimizar os efeitos das doenças associadas à Aids crônica e ao uso de medicamentos antirretrovirais, com a melhora da qualidade de vida e adesão ao tratamento.

O laboratório, o primeiro da rede pública de saúde do Estado de São Paulo voltado a pessoas vivendo com HIV, irá beneficiar mais de 3 mil pacientes em acompanhamento no serviço. As atividades serão direcionadas à prevenção e manejo das comorbidades que podem impactar negativamente na qualidade de vida, como os distúrbios metabólicos, doenças cardiovasculares e depressão.

Os pacientes farão exercícios em aparelhos de musculação, esteiras e bicicletas ergométricas, sob a supervisão de educadores físicos, vinculados ao serviço.  Serão oferecidos treinos aeróbico e de força, de flexibilidade e os funcionais. Os exercícios acontecerão diariamente em grupo e individual, quando necessário.

O Laboratório de Atividade Física também funcionará como um centro de pesquisas para a produção de resultados aplicáveis no dia a dia do paciente adulto que vive com HIV, o que poderá contribuir para a padronização do tratamento na Rede Pública de Saúde, com a prescrição de exercícios essenciais para a garantia da qualidade de vida do paciente e adesão ao tratamento antirretroviral.

Os serviços de adequação do espaço físico e instalação do laboratório contaram com recursos de R$ 220 mil reais provenientes do Governo do Estado de São Paulo, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde e HC-FMUSP. Os equipamentos foram obtidos por doação da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), resultado de investigação científica conduzida pela Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias e financiada pela agência.

O Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids – Casa da Aids funciona na Zona Oeste de São Paulo, na rua Ferreira de Araújo, 789 (prédio anexo ao Centro de Saúde de Pinheiros). O atendimento aos pacientes acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.