Pular para o conteúdo

Pacientes do Cratod plantam 200 árvores nativas no Horto Florestal

Nesta segunda-feira, 22 de abril, pacientes do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) farão o plantio de 200 mudas de espécies nativas no Horto Florestal, localizado na zona Norte da capital.

A ação “Redescobrindo a vida: plantio de enriquecimento dos bosques do Horto Florestal” é uma parceria entre as Secretarias de Estado de Saúde e de Infraestrutura e Meio Ambiente, através do Instituto Florestal.

Das 9h às 11h, serão plantadas mudas de palmito-juçara, ipê-amarelo, ipê-roxo, ipê-branco, jequitibá-rosa, nos bosques localizados na zona de uso especial do Parque Estadual Alberto Löfgren Horto Florestal. As sementes utilizadas são de árvores em extinção provenientes da mata atlântica. A programação inclui ainda a apresentação da banda da Polícia Militar Ambiental e a participação do Grupo Escoteiro Kayapó.

Denominados “aprendizes do bioma”, os pacientes são capacitados por profissionais do Instituto Florestal, que também fornece as sementes e ensina, em aulas e oficinas, técnicas de jardinagem e reflorestamento, desde o preparo da terra para as mudas até a poda de árvores maiores. Com a participação no programa, recebem o certificado de jardineiros e estão aptos exercer a profissão.

“Esse projeto tem inúmeros benefícios para os pacientes, pois além de capacitá-los e reinseri-los na sociedade, contribui também para a preservação dos biomas e locais de mata do estado”, afirma a gestora do projeto, Ana Leonor Sala Alonso.

Há cerca de um ano, os pesquisadores e técnicos do Instituto Florestal ministram aulas e orientam a parte teórica e prática referente a produção de mudas nativas da Mata Atlântica, bem como noções de jardinagem e paisagismo, no prédio do Cratod, localizado na região da Luz, no centro da capital. Cerca de 40 pacientes participaram do treinamento.

O programa tem como um dos principais objetivos reflorestar o bioma de reservas florestais, estações experimentais e parques. Em um ano, já viabilizou o plantio cerca de 18 mil sementes em diversos municípios do Estado.

O Instituto Florestal está localizado na Avenida Santo Inês, 2.814, zona Norte da capital.