Pular para o conteúdo

Pacientes do Icesp batem “sino da esperança” para celebrar fim do tratamento

          Pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) agora são incentivados a bater um sino instalado no setor de radioterapia para celebrar o final do ciclo de tratamento. A ação de humanização foi inspirada em iniciativa semelhante implantada em um hospital norte-americano.

         Segundo a coordenadora do serviço de humanização do Instituto, Maria Helena Sponton, a ideia é revigorar os ânimos do paciente que está concluindo aquele ciclo e também de todos os outros pacientes que assistem à cerimônia. “Certos dias esse sino vai bater doze vezes, ou seja, são doze pessoas que finalizaram uma etapa e tantas outras que se sentem confortadas”, afirma.

         E não se trata apenas da sensação de conforto propiciada pela alta. Para a psicóloga Mariana Grossklauss, a ação pode ser vista como um ritual que amplia representações, tornando-se muito importante para concretizar as experiências vividas até ali.

         Segundo ela, o ressoar do objeto proporciona otimismo, alívio e felicidade em um ambiente acolhedor e humanizado, além de motivar aqueles que ainda estão em tratamento na busca de alcançar aquele momento para si próprio. A participação na cerimônia é espontânea e totalmente vinculada ao desejo do paciente. Entretanto, a adesão aos convites para partilha da notícia da alta por meio do sino tem sido praticamente integral.