Pular para o conteúdo

Pacientes em tratamento viram modelos em desfile dentro do Instituto do Câncer

Nesta quarta-feira (29), a partir das 15 horas, a entrada do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) vai se transformar em uma passarela de moda e os pacientes em modelos. O desfile “Feche o Preconceito e Abre-se Para a Vida” é uma parceria do hospital, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, com a Faculdade de Moda Santa Marcelina.

Durante os últimos meses, 70 alunos de moda envolvidos no projeto estiveram no hospital, a fim de conhecer melhor os “modelos”, seus gostos e estilo, além de pegar as medidas e detalhes necessários para a confecção das peças personalizadas. Os pacientes que irão fazer parte do desfile foram indicados por outras pacientes, que também entrarão na passarela, vestidas com turbantes coloridos para se diferenciar como “madrinhas”.

O grande diferencial desta apresentação será a utilização de zíperes aplicados nos vestuários de maneira funcional e decorativa, mas com um toque conceitual.  O material foi uma doação da empresa YKK e fará parte de 31 peças, confeccionadas com exclusividade para cada paciente.

No dia da apresentação, os modelos terão uma manhã de preparações, com direito a camarim e produção de maquiagem feita por uma equipe de estilo da empresa Payot. Na passarela serão acompanhados por seus modistas, futuros estilistas, e a plateia dessa vez é familiar, todos os pacientes que estiverem no hospital na data e quiserem assistir ao desfile.

A abertura fica por conta de uma turma bem animada, as “remadoras cor-de-rosa” do Icesp. São pacientes que passaram pelo tratamento do câncer de mama e hoje praticam o esporte pelo programa Remama, na Raia Olímpica da USP. Elas farão a entrada com seus uniformes e remos na mão, distribuindo rosas ao público.

“O câncer é uma doença que carrega muitos estigmas, principalmente no que diz respeito à aparência. Por isso, enquanto estão em tratamento, os pacientes precisam ser incentivados, motivados. A autoestima elevada tem sido associada a baixos níveis de depressão e tensão, favorecendo a recuperação social e física. Nosso principal objetivo é resgatar o ânimo dos pacientes, inspirá-los a se olharem além da doença”, explica a coordenadora de humanização do hospital, Maria Helena Sponton.

No Brasil, as estimativas para o biênio 2016-2017 apontam a ocorrência de aproximadamente 596 mil casos novos de câncer. No Icesp, atualmente, são somados 54 mil pacientes ativos e cerca de 800 novos casos por mês.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fica na avenida Dr. Arnaldo, 251, Cerqueira César (próximo à estação Clínicas, na linha verde do metrô).