Pacientes pós-AVC participam de atividade de automaquiagem no HC de Botucatu

Na última terça-feira (29), foi celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e algumas pacientes que estão em acompanhamento ambulatorial no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu passaram por uma manhã de cuidados e resgate da autoestima, aprendendo dicas de automaquiagem.

A atividade foi promovida pelo Serviço de Fonoaudiologia, pela Seção Técnica de Serviço Social e pelo Ambulatório de AVC do HCFMB, contando com os parceiros: Charme Cosméticos, Studio Marcelo Siqueira e Panificadora Pessin.

De acordo com Maria Gabriela Cavalheiro, fonoaudióloga do HCFMB e responsável pelos pacientes pós-AVC com dificuldades em comunicação, a ideia surgiu a partir da recepção de muitas pacientes com menos de 60 anos de idade que tiveram a doença, conseguiram se recuperar bem, mas que apresentaram dificuldades em resgatar a autoestima. “Quando vamos reabilitar a comunicação, levamos em conta todos os domínios cognitivos, não somente a linguagem, mas também o autocuidado. A maquiagem é importante porque faz com que a mulher tenha mais vontade de participar da vida social e mostra que a vida continua depois do AVC. Espero que aconteçam mais iniciativas como esta e agradecemos a todos os parceiros pelo apoio”.

O foco das dicas foi a maquiagem que pode ser feita no dia-a-dia, de forma suave para ressaltar a beleza natural das mulheres. “Abraçamos esta causa pela consideração que temos pelo ser humano, pois, independente dos problemas e desafios que temos na vida, é muito importante termos a autoestima elevada. Estamos sempre à disposição para oferecer este carinho às pacientes”, relata o cabeleireiro Marcelo Siqueira.