Pular para o conteúdo

Pais devem preferir bebidas lácteas a base de soja para os filhos

As bebidas achocolatadas estão entre as favoritas da criançada. Mas, por serem alimentos processados, com alto teor de açúcares e gorduras, esse tipo de produto não é recomendado à rotina alimentar do seu filho ou filha.

Segundo a nutricionista Elisabete Almeida, as bebidas lácteas a base de soja possuem algumas vantagens, como a presença de fibras e quatro vezes menos gorduras saturadas em relação aos achocolatados.

“A gordura é importante para a saúde das crianças, desde que seja uma gordura boa, ou seja, as gorduras dos tipos poli-insaturada e monoinsaturada”, diz a especialista.

Ela explica, ainda, que a bebida láctea com chocolate tem quase o dobro da quantidade de açúcar que a de soja com sabor de chocolate. E que, além disso, a bebida de soja com sabor chocolate contem as vitaminas D, E, B6, B12 e B2 e não contem lactose e nem colesterol.

A nutricionista Lenycia Neri, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, orienta que é de suma importância ficar de olho no rótulo dos alimentos na hora de escolher a bebida láctea mais saudável. “Os ingredientes aparecem listados nos rótulos dos produtos em forma decrescente, a partir do que está presente em maior quantidade para o menor”, explica.