Pular para o conteúdo

Papai Noel alegra Natal de crianças do Dante Pazzanese nesta terça (10)

 

Nesta terça-feira (10), o Papai Noel desembarca no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) para presentear pacientes infantis com jogos, mimos-surpresa e orientação sobre a essencialidade de boa nutrição às plantinhas e para o ser humano.

O bom velhinho visitará o Centro Cirúrgico de Cardiopatias Congênitas do instituto das 7h às 12h, levando aos pequenos um abraço caloroso e presentes. A ação de Natal do Dante Pazzanese é uma parceria com a iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV). O objetivo é ressaltar a agricultura sustentável, o manejo responsável do solo, da adubação e a boa nutrição dos nossos alimentos.

O Papai Noel ainda terá uma trupe especial a acompanhá-lo: agrônomos, nutricionistas, além dos palhaços da organização não governamental Presente de Alegria. Eles oferecerão informação e ensinarão como reconhecer deficiências nutricionais em produtos como verduras, frutas e legumes.

Durante a visita, também haverá uma exposição de produtos com deficiências nutricionais, com o intuito de alertar sobre a melhor maneira de consumir alimentos, segurança alimentar e sua relação direta com a qualidade de vida do ser humano.

De acordo com a dra. Simone Pedra, chefe da Sessão de Cardiologia Pediátrica e Cardiopatias Congênitas, do IDPC, cerca de 200 crianças estarão envolvidas na festa de Natal, junto com seus próximos.

“Convivemos em nosso dia a dia com a doença e um público socialmente vulnerável. Não só eles, todos nós precisamos de uma mão amiga, de carinho, de bem-estar e a saúde. É o que tentaremos compartilhar em nossa confraternização”, pontua Simone.

Parece, mas não é

Os alimentos em exibição no Dante Pazzanese foram especialmente cultivados por estudantes do curso de agronomia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

Os acadêmicos induziram, sob condições controladas, deficiências de nutrientes nas plantas para demonstrar como a adubação inadequada na agricultura pode afetar a aparência e a qualidade nutricional dos alimentos consumidos pela população.

Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) dão conta de que 46% do desperdício de alimentos no planeta ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo. Os outros 54% acontecem nas fases de manipulação pós-colheita e a armazenagem.

E com o intuito de disseminar conhecimento de qualidade, a NPV distribuirá aos pequenos lápis de cor e a cartilha “Diversão com o time dos nutrientes das plantas”, para colorir. A ideia é conscientizar os cidadãos desde a infância sobre a importância dos nutrientes para as plantas e, consequentemente, para todos os seres humanos que dependem dos diversos produtos cultivados em um solo saudável para sobreviver.

Confraternização de Natal

Quando: 10 de Dezembro

Onde: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC)

Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 500 – Vila Mariana

Horário: 7h às 12h