Pular para o conteúdo

Peixe é ótima fonte de proteína

Neste mês, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a redução do ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) dos pescados. Com a norma, os pescadores e piscicultores serão beneficiados. Já a cadeia de produção e comercialização continuará a ser tributada com a alíquota de 7%. Apesar disso, o consumidor ganha com a restauração da competividade da área.

Se a qualidade dos pescados aumentar quem ganha ainda mais é a nossa saúde. Os peixes são uma ótima fonte de proteína, entre outros nutrientes.

“Os peixes são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, que contribuem para a formação muscular e previnem doenças do coração”, afirma Cristiane Kovacs, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, unidade da Secretaria de Estado da Saúde.

O peixe deve ser consumido de três a quatro vezes durante a semana, “como costumam fazer os asiáticos”, sugere a nutricionista do Hospital das Clínicas da FMUSP, Sônia Trecco. “Curiosamente, os povos dessa região possuem baixos níveis de colesterol e de triglicérides”.

“Alguns peixes de águas frias, como é o caso do salmão e do bacalhau, são também uma ótima fonte de ômega 3, ácido graxo importante para aumentar o colesterol bom, que, por sua vez, contribui na prevenção de doenças cardiovasculares”, explica Sônia.

Para quem quer perder peso, o peixe é uma ótima pedida, já que ele diminui os níveis do hormônio leptina, o hormônio da obesidade.

Há diversos tipos de peixe e muitos são os seus tipos de preparo. “O mais importante é optar pelo assado ou grelhado, evitando as preparações fritas”, recomenda Cristiane Kovacs, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, unidade da Secretaria de Estado da Saúde.