1) Como que eu faço para participar do Corujão da Saúde?

Os pacientes que estão na fila da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) para realizar ultrassom, mamografia e endoscopia serão comunicados e agendados para realizar seu procedimento nos hospitais públicos, privados e também nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades). Os hospitais e AMEs da rede própria realizaram uma otimização de suas agendas, podendo oferecer assim exames extras para auxiliar no Corujão

 

2) Quando vai chegar na minha região?

A programação das regiões será dividida em fases. Na primeira etapa, foram selecionadas três regiões: Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba, pois, ao serem analisadas a demanda regional e a oferta dos serviços, foram as regiões com maior urgência de ação.

3) Como vou ser avisado sobre meu agendamento?

Os pacientes serão comunicados sobre data e horário dos exames pela equipe da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde), via telefone e SMS. Os hospitais irão atender em horários a serem definidos pelo serviço credenciado junto à Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde).

 

4) Quais exames serão oferecidos?

Nesta fase serão realizados exames de Mamografia Bilateral, Endocospia Digestiva Alta com sedação, com e sem biópsia, e Ultrassonografia Geral, sem doppler, destinados ao atendimento de pacientes adultos, conforme classificação dos procedimentos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do Sistema Único de Saúde (Tabela SUS) e de acordo com os critérios fixados no termo de referência que constitui o Anexo I do Edital.

 

5) Se eu estiver com o pedido médico nas mãos, eu posso ir em qualquer hospital realizá-lo?

Não! É necessário esperar o contato da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross), que irá realizar o agendamento junto aos hospitais credenciados dentro do Corujão da Saúde.

 

5) Quais os dias que meu exame poderá ser agendado?

Os hospitais e AMEs da rede própria realizaram uma otimização de suas agendas, podendo oferecer assim exames extras para auxiliar no Corujão. Os AMEs, além de realizarem exames durante a semana, realizarão exames extras aos sábados.

6) Quanto tempo eu posso pegar meu exame?

A emissão do resultado dos exames será feita em até sete dias após sua realização, com laudo completo. A entidade é responsável por fornecer atendimento integral e gratuito, a partir do pedido feito pela Secretaria com assistência de equipe médica da unidade, seguindo todos os protocolos do SUS.

 

7) Até quando vai o Corujão?

Os atendimentos extras do ‘Corujão’ estão em andamento desde fevereiro, em hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) da rede própria de saúde, por meio da otimização dos serviços e fluxos de agendamento. Quanto mais serviços aderirem ao Corujão, mais rápido poderemos realizar os exames

COMENTÁRIOS