Pérola Byington aumenta diagnóstico de câncer

Cerca de 50% das mulheres que são encaminhadas ao hospital tem confirmação de câncer maligno

Um novo modelo de assistência implantado neste ano pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo agilizou o diagnóstico de câncer no hospital estadual Pérola Byington, na capital paulista, contribuindo para acelerar o tratamento das mulheres vítimas da doença encaminhadas pelos postos de saúde.

Pelo novo fluxo, as Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura fazem a triagem e encaminham para o Pérola apenas os casos em que há suspeita de tumor maligno. As pacientes passam por biópsia e, em caso de confirmação da doença, dão início imediato ao tratamento.

Para isso os médicos do Pérola Byington treinaram 300 profissionais de Unidades Básicas de Saúde para que eles pudessem triar melhor as pacientes, identificando o que era suspeita de tumor benigno e maligno, e encaminhando para o hospital apenas as pacientes que pudessem ter, de fato, câncer.

Em seis meses, o número de atendimentos a casos realmente suspeitos de malignidade cresceu 30%.

Antes disso, somente 10% das mulheres encaminhadas pelo município ao hospital estadual tinham confirmação para câncer maligno. Atualmente esse índice subiu para 50%. Cerca de 100 mulheres com suspeita de câncer são atendidas na unidade.

“Diminuímos o número de pacientes que ficavam ansiosas e apreensivas por um diagnóstico maligno. A fila pelo atendimento também foi reduzida, já que as pacientes com tumores benignos ficam na rede municipal ou são encaminhadas a outros serviços”, diz Luiz Henrique Gebrim, diretor médico do Hospital Pérola Byington.

Pérola em números

O hospital estadual Pérola Byington, referência em saúde da mulher pelo SUS (Sistema Único de Saúde), realiza anualmente sete mil cirurgias de alta complexidade, provenientes de tumores malignos de mama, útero e ovário. A unidade também recebe 14 mil mulheres por mês, das quais 20% vêm de outros estados.

A unidade está localizada na Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 683 – Bela Vista.