Pular para o conteúdo

Pesquisa de fisioterapeutas do Iamspe sobre idosos é publicada em revista da Associação de Fisioterapia da Austrália

Uma pesquisa desenvolvida por profissionais do HSPE que serve de alerta para que idosos se mantenham em atividade durante a internação foi publicada no “Journal of Physioterapy”, da Associação de Fisioterapia da Austrália, a mais importante revista da área no mundo. A pesquisa foi  realizada junto a pacientes dos  serviços de Clínica Médica e Pneumologia do Hospital do Servidor Público Estadual

O trabalho foi desenvolvido durante oito meses no ano de 2017 com 65 pacientes divididos em dois grupos.  Um deles recebeu a cartilha de orientação sobre permanecer menor tempo no leito, andar pelo corredor, ir ao banheiro e ter maior mobilidade. O outro grupo não recebeu a cartilha e nem orientações.

Os pacientes do grupo que recebeu a cartilha tiveram alta mais rápido, não perderam a capacidade motora e saíram com quadro melhor. No outro grupo, houve cerca de 20% de prejuízo na funcionalidade dos pacientes, além de maior tempo de internação.

O fisioterapeuta do Iamspe Ivens Willians Silva Giacomassi foi o pesquisador responsável pela pesquisa no instituto e pelo conteúdo da cartilha. Ele apresentou o resultado no evento anual do Johns Hopkins Hospital, em Baltimore (EUA), no final de 2018. Depois disso, o artigo foi enviado para os editores da revista australiana e passou por várias fases de avaliação até ser aprovado para publicação.