Piquenique saudável reforça prevenção ao câncer nesta 6ª em SP

Piquenique saudável reforça prevenção ao câncer nesta 6ª em SP

Com orientação nutricional e aula de Yoga, ação faz parte da campanha “Ganhe o Dia”, do Icesp, e marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Um piquenique saudável, aberto à população, com direito a orientação nutricional e aula de Yoga, marcou o Dia Mundial de Combate ao Câncer, nesta sexta-feira, 8 de abril, a partir das 9h30, na zona oeste da capital.

A ação faz parte da campanha “Ganhe o Dia: Viva melhor hoje”, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP.

A iniciativa visa reforçar a importância da prevenção ao câncer com a adoção de pequenos hábitos diários. Além do café nutritivo e da sessão de alongamento com preparador físico, o público vai receber orientação nutricional e esportiva de profissionais da equipe multidisciplinar do Icesp para aprender a fazer escolhas mais conscientes e saudáveis, mesmo em meio à rotina corrida.  Quem estiver presente também vai aprender técnicas de relaxamento e posições de Yoga para aplicar no dia a dia.

“Quando falamos em prevenção, cada atitude importa. Ao dar preferência as refeições mais nutritivas e ricas em alimentos naturais, por exemplo, além de cuidar do corpo e da mente com a prática de alguma atividade física que seja agradável, é natural sentir mais disposição e bom humor ao longo do dia. Essa combinação contribui diretamente com a saúde e a ajuda na prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer. O efeito também está ligado ao bem estar e a própria autoestima”, destaca o oncologista e diretor-geral Paulo Hoff.

No estado de São Paulo, o Icesp é responsável por 10% do total de atendimentos em oncologia. “Hoje, o câncer é uma doença que afeta mais de 15 milhões de pessoas todos os anos no mundo e, de maneira mais significativa, leva mais de 8 milhões de pessoas ao óbito todo ano. É indispensável falarmos sobre prevenção primária, desde a primeira infância até a vida adulta, e do diagnóstico precoce, fundamental na busca pela cura e por uma boa qualidade de vida”, ressalta o especialista.

O encontro, aberto a população, aconteceu na Atlética da Faculdade de Medicina da USP.

 

Ganhe o dia, viva melhor hoje

Os profissionais do Icesp listaram algumas atitudes simples que ajudam na prevenção de doenças e contribuem com a qualidade de vida:

Equilibre suas escolhas

Se alimentar bem é fazer refeições balanceadas, sem abrir mão de ingredientes gostosos, desde que com moderação. O importante é ficar atento a quantidade de cada tipo de alimento e priorizar sempre as escolhas naturais, em um prato bem colorido.

Mantenha o foco

A rotina é amiga da prevenção quando falamos em hábitos alimentares saudáveis. Manter a dieta equilibrada faz a diferença ao longo do tempo. Exceções devem se manter como esporádicas.

Movimente seu corpo

A agenda lotada de compromissos não pode ser uma desculpa para o sedentarismo, que tem relação direta com o câncer e outras doenças. Descubra uma atividade física que te dê prazer e encaixe essa prática no seu dia a dia. Quem movimenta o corpo, eleva o bom humor e o alto-astral, contribuindo diretamente com a autoestima.

Relaxe sua mente

Também é importante ter o seu momento de relaxamento. Separe um tempinho para fazer o que você mais gosta, seja sozinho ou em boa companhia. Uma sessão de gargalhadas e um bate-papo agradável proporcionam aquela gostosa sensação de leveza e bem estar.

COMENTÁRIOS