Pular para o conteúdo

Poupatempo Itaquera realiza ação contra obesidade

Nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de abril, o Poupatempo Itaquera participa de uma ação de conscientização contra a obesidade. Durante todo o horário de atendimento do posto, das 7h às 19h, os cidadãos poderão realizar gratuitamente o exame de bioimpedância, que analisa a composição corporal e indica a quantidade aproximada de músculo (massa magra), osso e gordura (massa gorda) no corpo.

A ação será realizada às vésperas do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, e tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância do controle da obesidade para manter a saúde e prevenir doenças provocadas causadas excesso de peso.

O Poupatempo Itaquera está localizado à Av. do Contorno, 60 – ao lado da estação Corinthians-Itaquera do Metrô – e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Riscos da obesidade

A obesidade e o excesso de peso pode estar associada a 14 tipos de câncer: mama na pós-menopausa, o de cólon e reto, de útero, da vesícula biliar, do rim, fígado, ovário, próstata, mieloma múltiplo (células plasmáticas da medula óssea), esôfago, pâncreas, estômago e tireoide.

Alimentação saudável e vida ativa são fatores primordiais para combater a obesidade. Alguns alimentos tão presentes nas prateleiras dos supermercados e na dispensa dos brasileiros vêm contribuindo para o aumento da doença entre os cidadãos.

“Os alimentos processados e ultraprocessados contêm altas taxas de gordura, que prejudicam o organismo e aumentam os riscos de câncer”, afirma a médica Elisabete Almeida.

É também primordial investir em atividade física periódica. Pode ser uma simples caminhada até o trabalho até uma inscrição naquela academia do lado da sua casa. Qualquer tipo de investimento trará retornos duradouros.

“Com a prática do esporte, a reincidência da doença é minimizada em virtude do aumento da resistência física, que influencia na melhora do sistema imunológico para trabalhar no combate ao desenvolvimento de doenças”, explica Christina May Moran de Brito, Coordenadora Médica do Serviço de Reabilitação do Icesp.