Previna-se dos acidentes domésticos com essas dicas

Previna-se dos acidentes domésticos com essas dicas

Os acidentes domésticos são bastante comuns, principalmente com idosos e crianças. Alguns objetos e situações caseiras que parecem simples e sem riscos podem representar uma ameaça para crianças curiosas, idosos com movimentos limitados e até para adultos desatentos.

Se tiver criança em casa, instale portões nas extremidades das escadas e proteja as tomadas elétricas. Por mais que sejam aconselhados, é comum eles terem a curiosidade aguçada e, sem querer, causar acidentes. Você deve retirar dos berços bichos de pelúcias e cobertores soltos – eles podem sufocar o bebê.

Apesar de o cuidado redobrado sempre valer para crianças, vale ressaltar que os idosos também precisam de atenção especial. Afinal, segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, 75% das ocorrências das quedas com os mais velhos acontecem dentro de casa.

“Uma fratura, por exemplo, pode demorar mais tempo para ser curada, exigindo uma internação maior, o que pode ocasionar outros problemas como infecções”, enfatiza Claudia Fló, coordenadora da área de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde.

No caso deles, medidas básicas podem trazer mais segurança, como deixar os ambientes bem iluminados. Se necessário, instale barras fixas ao lado do chuveiro e do vaso sanitário.

“É difícil imaginar que, apesar de todos os avanços alcançados pela medicina e pela saúde pública nos últimos anos, muitas pessoas ainda morram por causas completamente evitáveis.Pequenos cuidados e medidas simples resolveriam grande parte deste problema”, afirma o médico José Manoel de Camargo Teixeira.

A fim de informar e também ajudar na prevenção, o Corpo de Bombeiro de São Paulo disponibiliza uma série de cartilhas com diferentes dicas para evitar acidentes dentro de casa. Baixe aqui!

COMENTÁRIOS