Pular para o conteúdo

Primeira fase da vacinação contra a gripe em postos e UBS com tendas externas

O Governo de São Paulo anunciou em coletiva de imprensa deste sábado (21) a vacinação contra a gripe a partir da segunda-feira (23). Serão 600 postos de vacinação e 468 UBS (Unidade Básica de Saúde) por todo o estado, incluindo postos de vacinação de conjuntos habitacionais e escolas, com avaliação médica e tendas externas para evitar filas e aglomerações. 

O principal grupo a ser vacinado na campanha é de pessoas acima de 60 anos, profissionais da saúde e polícia militar. Idosos acamados ou em casas de repouso receberão assistência local.

“A vacina deixa o sistema imunológico de 80% dos que tomam a vacina protegido contra as cepas virais que estão circulando e são milhares de vezes mais comuns que o coronavírus. É um instrumento importante porque diminui a espiral de epidemia de outros vírus que podem ocorrer e confundir a população”, diz o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

“Vacinando mais, mais pessoas estão protegidas e menos suscetíveis a doenças. É uma decisão absolutamente fundamental neste momento em que nós estamos começando a enfrentar um novo vírus”, declara o infectologista David Uip.

As próximas fases da campanha se estendem a gestantes, professores, portadores de doenças crônicas, crianças a partir dos 6 meses até os 6 anos de idade.