Pular para o conteúdo

Pró-Sangue celebra Junho Vermelho com uma série de ações de incentivo à doação voluntária de sangue

O mês de junho é bem representativo no cenário da doação de sangue no Brasil. É o período em que se comemora O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para prestar uma homenagem aos doadores do mundo inteiro que são fundamentais para dar suporte a diversos procedimentos médicos e hospitalares.

Para dar maior visibilidade à doação de sangue nessa época, foi lançada no estado de São Paulo a campanha Junho Vermelho, que ganhou status de lei estadual em 15 de março de 2017 (nº 16.386) e, atualmente, é promovida em todo o Brasil.

Ao longo do mês, a Pró-Sangue realizará uma série de ações de incentivo à causa, em parceria com algumas instituições, a começar pelo Movimento Eu Dou Sangue, que iluminou com a cor vermelha diversas instituições públicas e privadas, prédios históricos e monumentos em diferentes localidades, dentre os quais o Memorial da América Latina e a sede da Assembleia Legislativa de São Paulo.

ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e as 21 concessionárias que operam os 8,4mil km de rodovias paulistas também divulgarão a Pró-Sangue e a importância dessa atitude cidadã que salva vidas. A mensagem “Seja gentil. Doe sangue. Ajude o próximo! @prosangue” será exibida nos 377 painéis de mensagens variáveis (PMVs) nas estradas ao longo do mês. Cada concessionária também desenvolverá suas próprias atividades, com publicações de apoio à iniciativa nas redes sociais e realização de campanhas internas mobilizando seus funcionários e colaboradores.

Outra campanha recepcionada pela Fundação é o Sangue Torcedor, organizada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta). Com abrangência nacional, a ação visa divulgar a importância da doação de sangue, com o apoio dos times de futebol de cada estado. Em São Paulo, os doadores serão incentivados diretamente pelas associações.

Além dessas ações pontuais, a Pró-Sangue estabeleceu parcerias para divulgar melhor a causa junto aos paulistanos. Os relógios de rua instalados da cidade trarão mensagens pontuais sobre a doação de sangue e uma parceria estabelecida com a Elemídia também ajudará na divulgação da posição de estoque por tipo sanguíneo, destacando os fatores que estão mais críticos. Para isso, mensagens serão pulicadas em televisores instalados próximos aos postos de coleta.