Pró-Sangue comemora o Dia Mundial do Doador de 2015

Evento presta homenagem a doadores de sangue

Nesse mês, a Fundação Pró-Sangue celebra o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, a data é comemorada no dia 14 de junho e tem por objetivo principal aumentar a conscientização sobre a oferta de sangue seguro, além de agradecer os doadorespelo seu gesto que salva vidas.

O Brasil foi escolhido em 2015 como o país anfitrião para a comemoração do evento na Região das Américas. Como é de costume, a celebração da data vem acompanhada de uma grande campanha internacional que, nesse ano, traz o seguinte tema: “Obrigado por salvar minha vida”.

A ideia da campanha desse ano está focada no testemunho de pessoas cujas vidas foram salvas graças a esse grande gesto de solidariedade, de modo a incentivar não só os doadores regulares a continuar realizando esse exercício de cidadania, como também outras pessoas saudáveis que nunca doaram sangue a começar fazê-lo, especialmente os jovens.

Segundo dados da OMS, a cada anos são coletadas 92 milhões de bolsas de sangue no mundo, sendo o Brasil registra 3,6 milhões de doações por ano, respondendo por quase 4% do montante planetário. As transfusões de sangue e hemoderivados ajudam a salvar milhões de vidas a cada ano, aumentar a esperança de vida e qualidade de vida de pacientes com condições de risco de vida, bem como apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Elas também desempenham um papel fundamental na assistência materno-infantil bem como no atendimento às vítimas de catástrofes naturais e desastres provocados pelo homem.

Festividade aos Doadores

Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, a Pró-Sangue receberá os doadores com muita festa. As pessoas que comparecerem no dia 15 de junho no Posto Clínicas terão direito a tirar o seu registro de “Anjo do Mundo”. Para isso, basta posar para uma foto diante de um painel com duas grandes asas desenhadas, que estará instalado na unidade. As fotos serão posteriormente publicadas no perfil do facebook da instituição.

Além disso, a Pró-Sangue estará com outras ações para homenagear os seus doadores. Dentre elas, destaca-se o lançamento de mais uma versão do aplicativo “Hemoliga”, agora disponível também na plataforma Windows Phone. Criado para facilitar a vida do doador de sangue, o app possibilita acessar informações como estoque de sangue, data da próxima doação, mapa de postos de coletas e campanhas. Na sua primeira versão, a ferramenta só podia ser usada pelos usuários que tivessem celulares com sistema IOS ou Androide.

Outra novidade para comemoração da data ficará por conta da campanha “DOA-SE”. Idealizada pelos publicitários Vinicius Sakamoto e Mateus Oliveira, a proposta do trabalho é inovar na forma de pedir doação de sangue. A ação estimula a colocar nos vidros dos carros a conhecida placa ‘VENDE-SE’, mas desta vez com a palavra ‘DOA-SE’. Ao chegar mais perto do material, as pessoas entenderão que se trata de um incentivo à campanha de doação de sangue, com contatos de hemocentros e hospitais. Para baixar o arquivo para impressão da placa, basta acessar a página da Internet www.doasesangue.com.br.

Serviço

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Vale ressaltar que de segunda a sexta-feira, o tempo de espera no atendimento é menor.

Para mais informações sobre doação, ligue no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300 ou acesse o site www.prosangue.sp.gov.br. Quem preferir pode seguir a Pró-Sangue pelo Twitter @pro_sangue ou Facebook/prosangue.

Funcionamento dos postos

– Posto Clínicas

Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 1º andar

De segunda a sexta-feira, das 7 às 19h