Pular para o conteúdo

Pró-Sangue incentiva doação de sangue antes da vacina contra o sarampo

Os candidatos que têm intenção de doar sangue nesse mês de agosto devem verificar se estão realmente aptos a realizar esse gesto de solidariedade. Isso porque as pessoas que tomaram recentemente a vacina contra o sarampo apresentam um impedimento temporário à doação.

O Governo do Estado de São Paulo deu início à Campanha de Vacinação contra Sarampo em 10 de junho e, desde então, os hemocentros estão registrando um aumento de recusa dos candidatos por conta desse motivo. E a Pró-Sangue já está sentindo o impacto da imunização em seus estoques.

A Fundação está apenas com 40% do volume de sangue necessário para abastecer mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana do estado de São Paulo. Atualmente, os sangues O-, A+ e A- estão críticos, ou seja, em condições de abastecer os hospitais por apenas dois dias. Já os tipos O+ e B- estão em emergência, isto é, garantem o abastecimento por um dia.

Para que o estoque de sangue não apresente uma grande queda, a Pró-Sangue recomenda que as pessoas doem sangue antes de se vacinar. O protocolo de triagem dos candidatos determina que aqueles que foram vacinados contra o sarampo devem aguardar 28 dias para que estejam novamente aptos a realizar esse gesto de cidadania que salva vidas.

Vale lembrar que além da imunização, existem outros motivos temporários que impedem a doação de sangue. Quem quiser mais informações sobre o assunto acessar o site da Pró-Sangue: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos básicos para doar. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

O posto Clínicas fica na av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; e das 8 às 17 horas nos sábados, feriados e emendas de feriado. Só lembrando que aos sábados o atendimento está limitado a 500 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha. O estacionamento, gratuito aos doadores, fica no bolsão de carros, próximo ao Prédio dos Ambulatórios, dentro do complexo do HC. A entrada é pela av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, Portaria 1 – InRad. Nos sábados, feriados e emendas, os candidatos devem estacionar exclusivamente dentro do complexo hospitalar, em qualquer vaga que estiver livre.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Mais informações no Alô Pró-Sangue 11 4573-7800.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas de sangue por mês.