Pular para o conteúdo

Fundação Pró-Sangue necessita de doadores de sangue

A Fundação Pró-Sangue necessita urgentemente de doadores de todos os tipos sanguíneos. Os estoques estão 70% abaixo do patamar indicado, o que pode comprometer o abastecimento de mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo.

Por conta do período de férias escolares e das baixas temperaturas, as reservas de sangue caíram sensivelmente nessas últimas semanas. Esse quadro precisa ser imediatamente revertido para não impactar na assistência dos hospitais. A Fundação já acionou medidas emergenciais, como a convocação de doadores por telefone, SMS e e-mail. Porém, o apoio e a participação coletiva da população são fundamentais nesse momento.

Requisitos para doar:

  • Ter idade entre 16 e 70 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis)
  • Estar com a saúde em dia
  • Pesar, no mínimo, 50kg
  • Levar documento com foto
  • Ter tido na véspera uma boa noite de sono
  • Ter feito uma doação leve antes da doação
  • Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

O posto Clínicas fica na av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; e das 8 às 17 horas nos sábados, feriados e emendas de feriado. Só lembrando que aos sábados o atendimento está limitado a 500 candidato. O estacionamento, gratuito aos doadores, fica no bolsão de carros, próximo ao Prédio dos Ambulatórios, dentro do complexo do HC. A entrada é pela av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, Portaria 1 – InRad. Nos sábados, feriados e emendas, os candidatos devem estacionar exclusivamente dentro do complexo hospitalar, em qualquer vaga que estiver livre.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse o site da Fundação Pró Sangue.

Mais informações no Alô Pró-Sangue (11) 4573-7800.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas de sangue por mês.