Pular para o conteúdo

Pró-Sangue pede apoio de doadores para aumentar estoques

 

 

A Pró-Sangue necessita urgentemente de doadores de sangue. Apesar da leve melhora na coleta registrada desde a semana anterior, os estoques da Fundação ainda estão em estado crítico. Os sangues do tipo B-, B+, O+ e AB estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por apenas um dia. Já as bolsas de sangue A-, O- e A+ só conseguem atender à solicitação dos hospitais por apenas dois dias.

O período de férias escolares e as baixas temperaturas impactaram negativo nas reservas de sangue nessas últimas semanas. O quadro precisa ser revertido para que não falte sangue em mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo.

A Pró-Sangue chegou a convocar de doadores por telefone e e-mail, e pede ainda o apoio e a participação coletiva da população, fundamentais nesse momento.

Segundo Sandra Montebello, médica da Fundação Pró-Sangue, o alerta para o risco de faltar sangue é constante e independe do atual momento acarretado pela greve. “Crises econômicas em geral afetam o funcionamento do banco. Pessoas não querem faltar ao trabalho e, muitas vezes, não têm dinheiro nem mesmo para o transporte até o hemocentro mais próximo. E se os níveis de estoque baixam ainda mais, a situação poderá ficar preocupante”.

Carlos Roberto Jorge, médico da Fundação Pró-Sangue, reforça o apelo da importância de doar. “Festas, Carnaval e imunização contra a febre amarela no verão diminuíram consideravelmente os estoques. Vir bem alimentado e com documento de identificação para a entrevista de triagem inicial já é suficiente para ajudar”, afirma.

SERVIÇO

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. No site da Pró-Sangue, é possível consultar os pré-requisitos básicos para doar. Uma sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

Deve-se evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No dia da doação, há ainda uma entrevista de triagem.

O posto Clínicas fica na av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7h às 18h de segunda a sexta-feira; e das 8h às 17h nos sábados, feriados e emendas de feriado. Aos sábados, o atendimento está limitado a 500 candidatos.

O estacionamento, gratuito aos doadores, fica no bolsão de carros, próximo ao Prédio dos Ambulatórios, dentro do complexo do HC. A entrada é pela av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, Portaria 1 – InRad. Nos sábados, feriados e emendas, os candidatos devem estacionar exclusivamente dentro do complexo hospitalar, em qualquer vaga livre.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta, acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Outras informações podem ser obtidas no Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas de sangue por mês.