Pular para o conteúdo

Pró-Sangue promove evento em homenagem ao Dia do Doador de Sangue com muitas atrações

Novembro é muito especial para a doação de sangue no Brasil. No 25º dia do mês se celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Todos os hemocentros do país estão atentos à data e preparam uma festa especial para os seus doadores. Para prestar uma homenagem a essas pessoas tão especiais, a Pró-Sangue promoverá a Semana do Doador de Sangue 2019, que acontecerá de 25 a 30 de novembro.

O evento pretende não só prestar um tributo aos doadores como também estimular a doação de sangue. A ideia é aumentar o volume do estoque da Fundação, para que não venha faltar sangue no mês de dezembro, período em que há uma queda da coleta de bolsas por conta do início das férias e festas de final de ano.

Durante a Semana do Doador de Sangue, os candidatos serão recepcionados de forma calorosa. O evento reserva uma série de surpresas para quem visitar os postos de coleta da Fundação.

Dentre as ações que fazem parte da programação da semana, temos o lançamento da campanha #DoeSeuVermelho desenvolvida pela agência Amper (parceira da Fundação desde 2005), que foi ativada em 18 de novembro. A ação faz um convite para que as marcas e instituições removam a cor vermelha de seus logos em prol da causa da doação voluntária de sangue. Para isso, contam com um filtro de Instagram que identifica a ‘cor do sangue’, removendo-a das imagens e vídeos.

A Pró-Sangue faz um convite a todos para que participem da Semana do Doador de Sangue. Estar presente nessa grande festa será um motivo de alegria para aqueles que precisam do sangue em suas vidas.

Para acessar a programação, clique aqui.

Como doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, é importante aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Outras recomendações poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia do comparecimento ao posto de coleta.