Pular para o conteúdo

Programa de check-up gratuito para homens já atendeu 44 mil em SP

Projeto incentiva filhos a levarem seus pais com mais de 50 anos no médico; 25 AMEs realizam consultas e exames aos sábados

O programa “Filho que AMA leva o pai ao AME”, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que oferece check-up gratuito para homens a partir dos 50 anos de idade sem necessidade de encaminhamento médico, já atendeu 44 mil pessoas em todo o Estado. No total já foram realizadas mais de 123 mil consultas.

Exames preventivos são ofertados nas áreas de enfermagem, cardiologia e urologia, e são realizados aos sábados em 25 AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) da capital, região metropolitana, interior e litoral do Estado (veja lista abaixo).

Em funcionamento desde março de 2014, o programa atendeu mais de 13,5 mil pacientes naquele ano, tendo 38,1 mil consultas realizadas. Já em 2015, foram 17,6 mil pacientes atendidos, no qual foram realizadas mais de 50 mil consultas. De janeiro a julho deste ano, as unidades estaduais atenderam 12,9 mil pacientes, tendo 34,9 mil consultas realizadas.

A campanha de prevenção e promoção de saúde incentiva os filhos dos pacientes a levarem seus pais no médico, mas é importante destacar que o agendamento deve ser feito pelo próprio paciente.

O atendimento é dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passa por uma consulta de enfermagem que envolve avaliação do peso, altura e risco cardíaco, uma bateria de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma.

No sábado seguinte é agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista com a avaliação dos resultados dos exames. Caso haja alguma anormalidade, o paciente é encaminhado para mais exames, cujo acompanhamento e tratamento já estão inclusos na rotina de atividades comuns do AME.

Para fazer o check-up, basta ligar para o telefone 0800-779-0000 e fornecer seus dados pessoais.

“O agendamento aos sábados é justamente para facilitar o atendimento preventivo a esses homens, sem prejuízo à suas rotinas de trabalho durante a semana. O programa também foi pensado como um apelo aos filhos e parentes de modo geral, para que estimulem essa visita ao médico”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Os AMEs envolvidos no programa funcionam aos sábados das 7h até, no mínimo, 13h. Os AMEs oferecem atendimento regional, e os pacientes são encaminhados para a unidade mais próxima de sua cidade.

Unidades que fazem o atendimento do programa “Filho que ama leva o pai no AME”

  1. AME Heliópolis (Capital)
  2. CRI Norte (Capital)
  3. AME Mogi das Cruzes
  4. AME Taboão da Serra
  5. AME Carapicuíba
  6. AME Mauá
  7. AME Araçatuba
  8. AME Américo Brasiliense
  9. AME Santos
  10. AME Praia Grande
  11. AME Barretos
  12. AME Bauru
  13. AME Promissão
  14. AME Jundiaí
  15. AME Franca
  16. AME Ourinhos
  17. AME Rio Claro
  18. AME Presidente Prudente
  19. AME São João da Boa Vista
  20. AME Mogi Guaçu
  21. AME Votuporanga
  22. AME São José do Rio Preto
  23. AME Sorocaba
  24. AME Caraguatatuba
  25. AME Tupã