Pular para o conteúdo

Programa Mulheres de Peito: carreta de mamografia vai à Cotia no “Outubro Rosa”

A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde que oferecem mamografias grátis e sem necessidade de pedido médico para mulheres acima de 50 anos, estará em Cotia entre os dias 18 a 19 de outubro. O serviço estará instalado na Avenida Professor Manuel José Pedroso, 1401, ao lado da Prefeitura.

Os exames de mamografia são realizados de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai de 48 horas a 15 dias após a realização do exame, dependendo da complexidade de cada caso.

Para as mulheres acima de 50 anos, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis, basta levar RG e cartão SUS. Mulheres de 35 a 49 anos precisam levar: pedido médico, RG e cartão SUS. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, desde que tenham em mãos um pedido médico que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular, cartão SUS e RG.

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

As unidades móveis contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. Possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Desde o início do programa, em 2014, até o momento, já foram realizadas mais de 212,7 mil mamografias, 7,3 mil ultrassonografias, 745 biópsias e encaminhamento de 2.064 mulheres para continuidade da assistência especializada em unidades estaduais. As carretas já percorreram mais de 300 localidades em SP.

“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

0800

Mulheres com idade superior a 50 anos, e estão há mais de dois anos sem realizar mamografias, também podem marca o exames sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo callcenter da Secretaria.

Para fazer o agendamento, basta ligar para 0800-779-0000. O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames não serão realizados nas carretas, e sim em um dos 200 serviços com mamógrafo do SUS paulista.

O 0800 é uma iniciativa complementar às carretas-itinerantes, que tem como objetivo rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção da doença.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada paciente.

Outubro Rosa

Para conscientizar e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, unidades da Secretaria de Estado da Saúde montaram uma programação especial para o “Outubro Rosa” em todo o Estado. “As ações em celebração ao ‘Outubro Rosa’ têm como objetivo, principalmente, chamar a atenção sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann. Clique aqui.