Pular para o conteúdo

Programa Recomeço põe o bloco na rua na sexta-feira de carnaval

Grêmio Recreativo, composto por pacientes em recuperação, desfilará na região da Luz; concentração será às 12h

Nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, dependentes químicos em recuperação do programa Recomeço, do governo estadual, vão colocar o bloco na rua. Contando com 150 componentes a bateria do grupo recreativo desfilará na região da Luz, no centro da capital paulista, tocando um samba enredo composto especialmente para a ocasião. A concentração será a partir das 12h.

A iniciativa surgiu das aulas de música realizadas pelo Programa Recomeço na Unidade Recomeço Helvetia, serviço da Secretaria de Estado da Saúde gerenciado em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). “As aulas tiveram início em 2016, como um projeto desenvolvido por arteterapeutas e conselheiros no Centro de Convivência da unidade. Dentro do processo de tratamento, podemos dizer que essa é a fase inicial, para atrair os usuários para a unidade, tirando-os das ruas e os inserindo no processo de tratamento”, explica o psiquiatra Cláudio Jerônimo, diretor da Unidade Recomeço.

“Além disso, aprender a tocar instrumentos de percussão é terapêutico, exige esforço, trabalho em grupo, atenção, coordenação e disciplina, todos estes fatores importantes para os usuários durante o processo de desintoxicação”, explica o diretor. Os instrumentos musicais utilizados pelos integrantes são frutos de doações ao Recomeço, assim como os abadás da bateria, confeccionados em parceria com a Uninove.

O samba enredo nasceu do trabalho do arteterapeuta Anderson Rogério, da Unidade Recomeço, que colheu um pouco da história de cada integrante da bateria, para criar a composição junto com os integrantes. “Para participar da iniciativa uma única exigência era feita aos dependentes químicos: não fazer o uso de drogas durante os ensaios. O sucesso foi tanto que temos casos de integrantes que já conseguiram até parar com o uso”, explica o arteterapeuta.

A concentração para o desfile do Grêmio Recreativo Coração Valente acontecerá em frente à Unidade Recomeço, na rua Helvétia, 55, em Campos Elíseos. O desfile passará por vias como as Alamedas Dino Bueno e Cleveland, terminando em frente à Sala São Paulo, localizada na Praça Júlio Prestes.