Pular para o conteúdo

Programa Visão do Futuro cuida da saúde ocular de alunos da rede pública

O Programa Visão do Futuro, vigente na capital desde 2009, é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular. A iniciativa conta com a participação de hospitais universitários como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).

Nesta quinta-feira (15), o Governador João Doria, o Secretário de Estado da Saúde José Henrique Germann Ferreira e o Secretário Executivo de Estado da Educação, Haroldo Rocha,  entregaram óculos a 335 estudantes do 1º ano do ensino fundamental das escolas da rede estadual de ensino das cidades de Bauru, Marília, Assis e Campinas. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde e da Educação.

No total, 1.028 crianças matriculadas em 78 escolas estaduais foram avaliadas em serviços especializados em Oftalmologia das quatro regiões, e 32% deles receberam prescrição para uso de óculos, que serão fornecidos gratuitamente pelo Governo, com apoio de óticas parceiras.

“O programa mescla benefícios para a saúde e para a educação das crianças, visto que detectar e corrigir problemas oftalmológicos pode contribuir para seu desempenho educacional. Até o momento, 32% dos alunos em hospitais de referência participantes do programa tiveram prescrição de óculos, que o Governo do Estado está fornecendo gratuitamente” declara o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Em Bauru, participaram 33 escolas e 371 alunos foram encaminhados para avaliação com especialistas do Hospital de Base de Bauru. Desse total, 171 (46%) tiveram prescrição para uso de óculos.

Outros 153 alunos de nove escolas de Marília também foram avaliados no Hospital das Clínicas de Marília, e 46 deles (30%) receberão óculos. Já em Assis, participaram três unidades de ensino, totalizando 31 estudantes que passaram por consultas no Hospital Regional de Assis; destes, 17 (55%) tiveram prescrição médica para uso de óculos.

Em Campinas, o programa segue em curso, com o último mutirão de consultas oftalmológicos previsto para este sábado (17), no Hospital das Clínicas da Unicamp. Até o momento, 473 alunos, de 33 escolas da região, foram encaminhados para avaliação no HC. Foram prescritos óculos para 101 (22%) deles.

6 indícios de que o seu filho precisa usar #óculos 

 1– Fique atento se o seu filho reclama de dor de cabeça durante ou após esforço visual na escola, diante da tv ou durante a leitura. Isso pode ser sinal de problemas visuais. 

2 – Observe se a criança se aproxima muito da televisão ou do livro. Se a criança só consegue assistir televisão próxima ao monitor pode ser um indício de que precisa usar óculos 

3 – Fique atento se a criança aperta ou arregala os olhos para enxergar melhor 

4 – Olhos lacrimejando ao assistir televisão ou ao usar o computador podem ser sinais de esforço visual 

5 – Redobre a atenção se o seu filho apresenta olhos vermelhos após a leitura e caspa nos cílios 

6 – Tem precedente familiar? Então fique atento para possíveis sinais de problemas de visão