Pular para o conteúdo

Projeto do Butantan auxilia jovens a ingressarem em estágio de pré-iniciação científica

O”Projeto Imunologia nas Escolas” tem auxiliado diversos jovens a ingressarem em estágio de pré-iniciação científica. Em oito anos de atuação, o trabalho já envolveu mais de 800 pessoas, entre estudantes, professores e voluntários de escolas públicas paulistanas. A iniciação é promovida pelo Instituto de Investigação em Imunologia (INCT), coordenado pelo Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração de São Paulo (Incor) e com a colaboração do Instituto Butantan,

Desde o primeiro ano em que as escolas começam a participar do projeto, são oferecidas aulas e atividades relacionadas ao tema para os alunos. Porém há também a oportunidade de um estágio voluntário em pré-iniciação científica. Somente no ano passado, três estudantes, oriundos de escolas públicas, tiveram a oportunidade de estagiar no Instituto Butantan, por exemplo.

O objetivo principal do projeto é despertar a curiosidade dos jovens pela ciência. Para a coordenadora, a cientista do Laboratório de Imunologia do Incor, Verônica Coelho, o trabalho auxilia o jovem nas escolhas de sua vida, além de ensinar a ciência de uma maneira inovadora e divertida. “Projetos dessa natureza são transformadores de uma realidade, mas é preciso que trabalhemos a ciência de forma desafiadora, interessante sedutora para o nosso jovem. Dessa maneira, ele poderá absorver melhor o conteúdo que for ensinado,” afirma.

A estudante Allanys Queiroz, 16, está estagiando há mais de um ano no Laboratório de Imunogenética do Butantan, por meio deste projeto. Ela disse que essa oportunidade mudou sua vida. “A gente, que vem de escola pública, sabe que as chances são mais difíceis. Por meio deste projeto, pude aprender sobre diversas áreas da vida, não somente a ciência. Ele está me ajudando a ver o mundo de uma maneira muito melhor,” afirma a aluna da Escola Estadual Fernão Dias Paes.

Instituto Butantan no projeto

O Instituto Butantan participa do projeto “Imunologia nas Escolas” há quatro anos, com o intermédio da pesquisadora do Laboratório de Imunogenética Mônica Spadafora.

Ela, que é colaboradora do projeto, disse que essa é uma excelente oportunidade para o crescimento profissional dos estudantes. “O oferecimento de um estágio em pré-iniciação científica em uma instituição renomada como é o Butantan, por suas pesquisas, é algo que engrandece o conhecimento de qualquer pessoa. É uma oportunidade única na vida destes jovens”, afirma a profissional.

Nesta última semana, os alunos do projeto vieram pela primeira vez ao Instituto Butantan para a realização de atividades práticas e teóricas por meio de uma parceria com a Biblioteca da instituição e o Museu de Microbiologia.