Pular para o conteúdo

Reações alérgicas são típicas da primavera; confira dicas para evitar doenças

A estação da primavera é época do reflorescimento da flora, mas também é tempo para o desencadeamento de reações alérgicas e outras doenças. Para evitar ou reduzir esses problemas, a Secretaria da Saúde indica alguns cuidados para este período.

Nesta época do ano, devido ao pólen que se desprende das flores, muitas pessoas apresentam rinite alérgica. Coriza, espirro, coceira no nariz e sintomas de resfriado caracterizam a alergia.

A prevenção contra as doenças respiratórias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave(SRAG), asma e pneumonia é fundamental durante todo o ano e deve ser redobrada nesse período. A rinite alérgica, por exemplo, pode ser agravada em razão da falta de umidade no ar.

Em todos os casos, podem ser tomados cuidados simples, mas eficazes com a saúde, como aumentar a ingestão de líquido, fazer inalação e lavar o nariz com soro fisiológico. “O tempo seco causa ressecamento das vias aéreas e viabiliza a proliferação de vírus e agravamento de doenças e alergias respiratórias, como asma, que pode ser tanto crônica, quanto alérgica. A ingestão de água e permanência em locais ventilados são ótimas maneiras de prevenção”, informa o pneumologista do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Barradas, Fábio Muchão,

Além da hidratação oral, é importante hidratar o corpo. Pessoas com pele mais sensível, que tenham doenças de pele ou pré-disposição a desenvolvê-las também podem ter agravamento de sintomas durante o clima seco. “A ingestão de água e uso de hidratantes corporais é indispensável. O hidratante não pode faltar no tratamento da pele, mesmo que seja necessário utiliza-lo várias vezes ao dia”, afirma a coordenadora do setor de dermatologia do AME Barradas, Bhertha Tamura.

A poluição do ar agrava ainda mais os sintomas da doença. Casos de catapora e conjuntivite também costumam acontecer nesta época do ano.

Dicas para evitar doenças na primavera:

– Usar sabão neutro para lavar roupas e lençóis;
– Manter o quarto arejado e limpo;
– Guardar brinquedos de pelúcia ou envolvê-los em plásticos transparentes;
– Limpe a casa com pano úmido;
– Elimine tapetes e carpetes da casa;
– Deixe o sol entrar em casa para eliminar os ácaros;
– Mantenha sempre as mãos limpas, evitando contato com os olhos;