Recepção de animais no Instituto Butantan

Recepção de animais no Instituto Butantan

Os animais peçonhentos devem ser entregues na Recepção de Animais do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

No ato da entrega no Laboratório Especial de Coleções Zoológicas, será emitido um comprovante de entrega contendo a identificação do animal e informações sobre sua periculosidade.

Caso não seja possível entregar no Instituto Butantan, os animais podem ser encaminhados a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Coleta de animais
Encaminhe animais ao Instituto Butantan somente quando houver dúvida sobre sua periculosidade ou iminência de risco de acidente. Retirar animais do seu habitat pode comprometer a sobrevivência deles e a de outros organismos.

É preferível que o animal seja encaminhado vivo, tendo em vista que algumas espécies são importantes para a obtenção dos venenos utilizados na produção dos soros antiofídico, antiaracnídico e antilonômico.

O Instituto Butantan também recebe doações de espécimes mortos. Neste caso, é recomendável colocar o animal em um recipiente com tampa contendo álcool etílico comercial.

É importante fornecer o maior número possível de informações, como o nome do coletor, local de captura – incluindo detalhes como sítio, vila, bairro, ponto de referência, coordenadas completas –, data da coleta, etc.

COMENTÁRIOS