Pular para o conteúdo

Recomendações da vacina de febre amarela para pacientes oncológicos

A indicação de vacinação para o restante do país continua a mesma: toda pessoa que reside em áreas com recomendação da vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas, deve se imunizar.

Devido ao alto número de casos de febre amarela registrado na região Sudeste do Brasil, nos últimos meses, a recomendação da vacina contra a doença se ampliou para os moradores e frequentadores de São Paulo.

Como essa é uma vacina de vírus vivo atenuado, existem alguns riscos de reações e mal estar. Por isso, a vacina é contraindicada em situações de imunossupressão, incluindo a do tratamento oncológico com quimioterapia e radioterapia.

Alguns tratamentos de câncer utilizam a hormonioterapia, como tamoxifeno, inibidores de gonadotrofinas, os quais não apresentam efeito no sistema imunológico e que, portanto, não são contraindicados para vacinação.

 

Veja abaixo as condições específicas de contraindicação de vacinação contra a febre amarela em pacientes oncológicos:

 

– Paciente em uso de corticoides sistêmicos (de 20 mg/dia ou mais de prednisona – ou outro corticoide com dose equivalente – por 2 semanas, e, dose menor que 20mg/dia de prednisona, por período maior que 2 semanas): durante o uso do medicamento e até, pelo menos, três meses após.

– Paciente em quimioterapia (por boca ou veia): durante a quimioterapia e até, pelo menos, três meses após o término das sessões (se associação com imunobiológicos, a contraindicação se estende para até seis meses).

– Paciente em radioterapia ou radioiodoterapia: durante e até, pelo menos, três meses após o término das sessões.

– Paciente em uso de imunobiológicos (como, por exemplo: Trastuzumabe, Cetuximabe, Bevacizumabe, Rituximabe, Imatinibe, Sorafinibe, Sunitinibe, Interferon, entre outros): durante o uso e até, pelo menos, 6 meses após a suspensão do imunobiológico.

– Paciente em programação de cirurgia eletiva: quando a vacina não estiver contraindicada pelas situações acima, considerar vacinação 30 dias antes ou 30 dias após o procedimento cirúrgico.

– Paciente com Leucemias agudas (mielóide e linfóide) e Linfomas de Hodgkin e não Hodgkin: durante o tratamento e até 6 meses após a última administração do quimioterápico ou da última sessão de radioterapia.

– Paciente com Mieloma Múltiplo e Leucemias Crônicas: deve ser avaliado cada caso individualmente.

 

Os pacientes que não puderem receber a vacina contra a febre amarela podem optar por outras medidas preventivas como: o uso de repelente, mosquiteiros nas janelas de casa e roupas que cubram o corpo, além de evitar áreas de risco.

Se você é paciente do Icesp e ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente pelo “Alô Enfermeiro”: (11) 3893-2357