Pular para o conteúdo

Rede Hebe Camargo oferece suporte perto de casa a pacientes de câncer

Com sete unidades de atendimento na Capital, a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer oferece suporte organizado e acessível aos pacientes que são cadastrados no Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), serviço que existe desde 2014 e regula os tratamentos oncológicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede Hebe Camargo foi criada em 2013 e ganhou esse nome em homenagem à apresentadora de TV que faleceria no ano seguinte, vítima de um câncer no peritônio (membrana do aparelho digestivo).

Para ter acesso ao sistema, os pacientes devem procurar uma unidade de saúde do município para a realização de exames. Em caso de indício de qualquer tipo de câncer, eles são então encaminhados para uma das unidades especializadas. “É feito um diagnóstico analisado por pessoa, região e gravidade. Assim, conseguimos ter uma avaliação mais rápida e mais perto da casa do paciente”, explica a coordenadora da Rede Hebe Camargo, Sônia Alves.

Em todo o Estado, são 76 unidades que realizam mais de 5 milhões de atendimentos por ano, entre diagnósticos, internações, cirurgias e sessões de quimioterapia e radioterapia. Por meio do sistema mais de 90% dos pacientes podem realizar o tratamento perto da família. “Oferecemos estrutura altamente qualificada para tratamento dos pacientes oncológicos com atendimento humanizado”, explica o infectologista David Uip.

A chefe de oncologia clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Maria Del Pilar Estevez Diz, destaca a importância da prevenção para o combate ao câncer, já que muitos tipos da doença têm maiores taxas de cura quanto mais precoce for a descoberta da doença. “Além de realizar os exames preventivos, é importante que as pessoas saibam que o câncer, na maioria das vezes, pode ser evitado por meio de iniciativas de prevenção. Por isso é importante que tenhamos hábitos saudáveis desde cedo.”

 

Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira

Av. Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César (capital)

 

Hospital Pérola Byington

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 683 – Bela Vista (capital)

 

Hospital Infantil Darcy Vargas

  1. Dr. Seráfico de Assis Carvalho, 34, Jardim Guedala (capital)

 

Hospital Heliópolis

  1. Cônego Xavier, 276, Cidade Nova Heliópolis (capital)

 

Hospital Brigadeiro

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2651, Bela Vista (capital)

 

Hospital Pérola Byington

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 683, Bela Vista (capital)

 

Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI)

Rua Galeno de Almeida, 148, Pinheiros (capital)