Pular para o conteúdo

Rede Lucy Montoro lança tecnologia inédita para reabilitação

Rede Lucy Montoro celebra dez anos com lançamento de tecnologia inédita

No mês em que comemora dez anos de funcionamento, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro lança uma tecnologia inédita mundial para auxiliar no atendimento médico. Trata-se de um equipamento de robótica que possibilita movimentos tridimensionais dos membros superiores até então não alcançados por nenhuma tecnologia do mundo.

Novidade 100% nacional, o Vivax foi idealizado pelo engenheiro brasileiro Antonio Makiyama, com financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O aparelho passa por testes clínicos na Rede Lucy Montoro, pioneira em uso de robôs na reabilitação e que promove a aplicação clínica nos pacientes, por meio da experiência em robótica já adquirida em outros equipamentos.

A tecnologia permite uma amplitude do movimento do braço até então não alcançada em nenhuma tecnologia existente no mundo, pois permite movimentos tridimensionais mais realistas e próximos às atividades cotidianas dos pacientes.

O Vivax tem a vantagem de ser portátil e pesar 15 kg, o que torna o aparelho cerca de sete vezes mais leve do que os disponíveis no mercado. O robô também apresenta um custo significativamente inferior a um equipamento similar para aquisição e permite maior feedback auditivo e visual, ao disponibilizar jogos mais atrativos.

O equipamento é voltado para vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), pessoas com paralisia cerebral, lesão encefálica, lesão medular, traumatismo craniano e doenças degenerativas.

Oficina

Criada em 2008, a Rede Lucy Montoro conta com 17 unidades em funcionamento em todo o Estado, que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês, além de três unidades futuras.

A cerimônia de lançamento também contou com a presença da banda de pacientes da unidade Lapa da Rede Lucy Montoro. Os integrantes participam da oficina terapêutica de música que incentiva pacientes com restrições motoras e intelectuais a tocar instrumentos.

Ministradas pelo professor de música Carlos Henrique Peixoto, as aulas têm o objetivo de auxiliar na descoberta de novas habilidades, por meio do contato com a música. Durante as atividades, o docente analisa cada participante e estuda adaptações para que o aluno possa tocar o que tiver afinidade e melhorar o desempenho das funções.

As adequações vão de um apoio no pé até inverter as cordas de um violão para que o músico consiga realizar a performance com a outra mão. Para isso, a oficina conta com apoio da equipe multidisciplinar.

Serviços

A diretora do Serviço de Psicologia e Inclusão e Apoio Social, Vera Lúcia Rodrigues, explica que os serviços da Rede Lucy Montoro “vão desde a reabilitação até o apoio ao processo de empregabilidade. E, nos casos em que o candidato não seja elegível, segundo os critérios da Rede, para iniciar o atendimento, ele recebe informações e recomendações para outros centros que possam atender às suas necessidades”.

O Programa oferecido pela Rede de Reabilitação Lucy Montoro inicia com a Reabilitação Clínica e tem como objeto conclusivo a Reabilitação Profissional. A reabilitação robótica é um dos grandes avanços tecnológicos presentes na Rede Lucy, abrindo possibilidades maiores para recuperação de movimentos de seus pacientes. A gameterapia, por exemplo, coloca a pessoa num ambiente de jogo, estimulando-a a se movimentar. A Lokomat estimula a movimentação de quadril e pernas em uma esteira.

Em meio a reabilitação, os pacientes podem descobrir uma nova maneira de encarar a realidade, como é o caso de José Messias da Silva, 49, que sofreu um acidente de trabalho, ocasionando a amputação acima de seu joelho esquerdo. “Nunca pensei que fosse conseguir voltar a andar. O tratamento aqui é maravilhoso e os profissionais também”, destaca José Messias. Os ganhos na mobilidade foram essenciais para ele, que é morador de Narandiba, interior de São Paulo, e faz reabilitação na unidade da Vila Mariana, capital paulista. “Tive a oportunidade de me sentir melhor que antes de sofrer o acidente e montei uma confeitaria, além de fazer curso de Turismo Rural”, completa.

Em 2014, a entidade se tornou a primeira instituição brasileira a conquistar a acreditação da Commission on Accredition of Rehabilitation Facilities, organização internacional renomada em reabilitação e reconhecida mundialmente pelos níveis altos de exigência de qualidade.