Pular para o conteúdo

Rede Lucy Montoro promove moda inclusiva com projeto social “Retalhos e Atalhos”

 

Entre os dias 26 e 30 de agosto, o IMREA Lapa recebeu o projeto “Retalhos e Atalhos”, oficina de moda inclusiva onde pessoas com deficiência puderam aprender a adaptar, com auxílio de consultoras de moda e imagem e de profissionais da equipe de reabilitação, roupas e acessórios.

O objetivo do projeto foi manter o estilo de cada paciente e resgatar a autoestima ao encontrar soluções que permitam vestir o que quiserem com conforto, autonomia e funcionalidade.

“O objetivo é ressignificar as peças que estão no armário dos pacientes”, diz a idealizadora do projeto, Daniela Auler.

A psicóloga Daniele Araújo também contribui com o projeto é conta que “a oficina é completamente pensada como parte do processo de reabilitação, atuando como uma ponte do ambiente de saúde para esse ambiente social”.

Para a oficina foram selecionados pacientes com deficiência que apresentam dificuldades ao se vestir, mas que tivesse, autonomia para escolher as próprias roupas e disposição para mudar o guarda-roupa.

Renata Viana, ex-paciente da Rede, contou que sempre gostou de usar calça jeans, mas, após a lesão, sentia dificuldades em vestir uma calça mais apertada. Com a oficina, a paciente adaptou uma peça utilizando zíper lateral, o que facilitou a sua autonomia para vestir a calça. “Eu não tinha ideia de como me sentiria quando levei a calça. Fiquei ao vê-la pronta só por saber que agora tenho mais autonomia e liberdade, sem necessidade de ajuda para ir ao banheiro”.

“A dificuldade que temos em vestir uma roupa se transformou em algo extremamente simples e fácil”, completa Cleuza Rodrigues.