Saiba como evitar as dores nas costas

Saiba como evitar as dores nas costas

Você já sentiu aquela dorzinha nas costas no fim do dia? Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), essa é uma das maiores queixas dos brasileiros, afetando 36% da população de forma crônica. 

É importante destacar que não são apenas as posturas corporais inadequadas que causam as dores. O sedentarismo, atividades físicas mal orientadas, obesidade ou momentos de lazer também podem gerar esse desconforto. 

Se locomover mais e ficar menos horas na mesma posição são as dicas da fisioterapeuta do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Ana Paula Monteiro, para evitar o problema. “Erramos a postura em locais de longa permanência. Se você vai ficar um bom período na mesma posição dentro de um ônibus ou de um carro, ou ainda na sala de aula ou no trabalho, é aí que você tem os erros de postura”, explica. 

A estudante Ana Paula da Silva percebeu que as dores nas costas eram em decorrência da postura errada. “Eu sentava torta e quando mexia no computador ficava sempre inclinada. Não é fácil ficar na posição correta, mas eu tento pois toda vez eu sinto que a dor melhora”, conta. 

Outra recomendação é ficar atento ao modo correto da postura para cada tipo de atividade. A rizartrose é atribuída ao uso excessivo do celular. “É uma artrose nos ossos dos polegares em virtude da manipulação do celular. Era um problema que pouco se via antigamente, mas que agora tem sido cada vez mais comum em crianças e adolescentes”, destaca. 

Dormir de lado 

Com um travesseiro que apoie o pescoço e outro entre as pernas 

Compressas mornas 

Para relaxar o músculo, colocar bolsa de água quente no lugar da dor por mais de 20 minutos 

Repousar 

Durante 10 minutos, deitar no chão ou em um colchão, com pernas apoiadas sobre uma cadeira 

Sentar de maneira correta 

Não cruzar as pernas ao sentar. Sente-se em cadeiras cuja altura seja suficiente para apoiar as plantas dos pés no chão 

Tomar banho quente 

Aproveitar a pressão da água sobre o lugar doído 

Não ficar muito tempo na mesma posição 

Levantar de hora em hora, no mínimo, e movimentar os quadris 

Massagem 

Feita por um especialista, para o relaxamento dos músculos; evite profissionais que queiram “colocar sua coluna no lugar” 

Alongamentos 

Deitar em uma bola de pilates e soltar cabeça e braços para trás, possibilitando que a coluna seja esticada 

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