Pular para o conteúdo

Saiba como realizar a higiene bucal em crianças

A simples tarefa de escovar bem os dentes da criança pode ser tornar um grande desafio para os pais.  É comum encontrarmos crianças que enxergam esse momento como uma tarefa chata e ou até mesmo uma obrigação. Para mudar esse cenário, os pais podem ajudar transformando esse momento em um hábito prazeroso e divertido.  

A recomendação é estimular os cuidados com a saúde bucal desde cedo e mostrar a importância de incluir essa atividade na rotina. Existem diversas maneiras, como explica a Dóris Rocha Ruiz, odontopediatra do ICr do HCFMUSP“Caso seja difícil, conte uma história de quando você era criança e como também era difícil. Tenha paciência que você vai conseguir essa boa higiene”. 

Outra dúvida é quantas vezes devemos escovar os dentes. Segundo a Dóris Ruiz, a indicação é três vezes por dia. “É importante realizá-la todos os dias após do café da manhã, se possível na hora do almoço e principalmente antes de dormir”. 

São inúmeros os benefícios que podem ser adquiridos com a limpeza dos dentes. “Ensinar a higienização completa as crianças auxilia evitar a formação da cárie, que pode ser uma porta aberta para outras doenças, não só na boca, mas no organismo, sobretudo em pacientes mais debilitados”, afirma a supervisora de Odontologia do Darcy Vargas, Ana Rosa Maurício. 

Como higienizar os dentes das crianças  

odontopediatra Dóris Ruiz explica como é fácil cuidados dos dentes das crianças: 

-Escolha uma escova infantil com cabeça pequena e macia proporcional ao tamanho da criança 

-Quantidade suficiente de pasta de dente para uma boa higiene bucal: para uma criança que não sabe cuspir é uma quantidade de um grão de arroz. Já para a criança que sabe cuspir, a indicação é de um grão de ervilha.  

– Para a realização da higiene oral os movimentos são muito importantes de 5 a 10 vezes em cada local.   

1º onde mastiga: movimento de vai e vem. Depois do outro lado indo até o último dente. Repetir também os movimentos na parte inferior dos dentes  

2º Com a criança de boca fechada, realizar movimentos circulares em todos os dentes. 

3º Depois abre a boca e na parte interior dos dentes, escovar com o movimento de uma vassoura. Sempre da gengiva para os dentes.