Pular para o conteúdo

Saiba por que é importante evitar o consumo de gordura trans

As gorduras são divididas basicamente em três grupos: as insaturadas, as chamadas boas gorduras, as saturadas e trans, as ruin. A gorduras trans, no entanto, é a pior delas. O motivo de se considerada como uma grande vilã da nossa alimentação é sua origem.

“A gordura trans é uma gordura, digamos, artificial. Ela é proveniente dos óleos vegetais e foi uma forma da indústria conseguir a consistência de uma gordura que é líquida”, explica a nutricionista do Instituto do Câncer de São Paulo, Débora Pereira dos Santos.

A gordura saturada é mais cara por ser de origem animal. Para conseguir alcançar a mesma propriedade da gordura saturada, a gordura trans tem a adição de nitrogênio nos óleos vegetais por um processo industrializado. Na sua formação, o hidrogênio forma uma molécula trans, diferente da molécula cis, que forma a gordura natural.

Por ser uma gordura que o corpo não reconhece, ela ativa uma série de efeitos no organismo, como resistência em insulina e atividade pró-inflamatória, que é associada a doenças cardiovasculares, ao diabetes e ao câncer.

“A gordura saturada já é uma gordura nociva ao corpo humano, mesmo sendo de origem natural, principalmente por aumentar o colesterol ruim. Mas a gordura trans consegue ser ainda pior, porque, além de aumentar o colesterol ruim, ela consegue diminuir os níveis de colesterol bom”, alerta Débora.

A gordura trans pode ser encontrada em sorvetes, produtos de confeitaria e outros produtos industrializados, como as bolachas recheadas, por exemplo. Esse tipo de gordura é tão utilizado pela indústria alimentícia por conferir cocrância e aumentar o tempo de validade.