Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre o Programa Mulheres de Peito

As quatro carretas do programa estão circulando o Estado, com a oferta de exames de mamografia gratuitamente para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, sem necessidade de apresentar pedido médico. Pacientes fora dessa faixa etária também podem receber atendimento, desde que tenham em mãos um pedido médico emitido tanto pela rede pública quanto particular.

As carretas terão várias paradas pelo interior do Estado, o serviço está disponível das 9h às 18h de segunda a sexta-feira.

Além das unidades móveis, o programa possui um callcenter para realiza agendamento de mamografias no mês de aniversário, para mulheres na mesma faixa etária. A previsão é que a o exame seja realizado ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em 45 dias após a solicitação. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso. Para fazer o agendamento basta ligar para o número 0800-7790000. O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

 

O que é?

Criado em 2013, o programa Mulheres de Peito é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que tem como objetivo a detecção precoce do câncer de mama, assim como facilitar o acesso ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doença.

 

Quem pode participar?

Mulheres paulistas com 50 e 69 anos de idade podem realizar a mamografia de forma gratuita e sem necessidade de pedido médico.

 

Como funciona?

Quatro carretas percorrem o Estado de São Paulo levando toda a estrutura necessária para a realização dos exames preventivos e o diagnóstico sai em 48h. As unidades móveis fazem atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.
E se a carreta não estiver na minha cidade?

Os exames podem ser agendados em um dos 300 serviços com mamógrafos espalhados por todo Estado, por meio do telefone 0800 779 0000 que está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É importante ter em mãos o número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

 

Quais documentos preciso levar?

É importante ter em mãos um documento oficial com foto e o cartão SUS.

 

E se o exame da mamografia der positivo?

Caso seja detectado alguma alteração nos exames realizados nas carretas ou nos serviços agendados por telefone, a paciente será encaminhada para acompanhamento e tratamento em unidades da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais perto de sua residência.