Saúde abre licitação para novo hospital em Caraguatatuba e 14 UBSs no Vale do Ribeira

Serão investidos quase R$300 milhões para implantação do Novo Hospital Regional de Caraguatatuba, no litoral norte, e 14 Unidades Básicas de Saúde no Vale do Ribeira. As obras serão iniciadas ainda neste semestre

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lança nesta sexta-feira, 11 de março, a licitação das obras para construção de 14 Unidades Básicas de Saúde no Vale do Ribeira. No sábado sairá o edital do Hospital Regional de Caraguatatuba, no litoral Norte. As unidades integram o programa estadual “Saúde em Ação” e representam juntas um investimento de cerca de R$ 300 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário das unidades. Trata-se de uma parceria inédita com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Nesta fase, o financiamento proporcionado pela parceria e destinado para execução de projetos desenvolvidos pela Secretaria será revertido na criação de 14 novas UBS (Unidades Básicas de Saúde) nas cidades de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras. Cada unidade terá o investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões e o prazo previsto para conclusão das obras é de 15 meses.

Os recursos também incluem a construção do novo Hospital Regional de Caraguatatuba, no Litoral Norte. Somente para a construção desta unidade está previsto o investimento de R$185 milhões de reais, além de R$ 65 milhões para a compra de equipamentos e mobiliários. Com uma área construída de aproximadamente 26 mil m², o novo hospital terá 220 leitos, incluindo 40 de UTI, salas cirúrgicas, pronto-socorro referenciado, atendimento especializado em casos de média e alta complexidades e será referência para todos os municípios do Litoral Norte. A previsão de conclusão da obra é 24 meses após o inicio. Na próxima fase do Programa, outros municípios da região do Vale do Ribeira ainda serão beneficiados.

Com a publicação do edital nesta semana, as empresas interessadas terão 45 dias para estruturar as propostas, que após este prazo, serão apresentadas presencialmente na Secretaria. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda neste semestre.

Do total a ser investido por meio da parceria, 70% são provenientes do empréstimo firmado com o BID e 30% são de recursos do tesouro do Estado. As regiões que irão receber os investimentos do BID foram escolhidas pela Secretaria após um estudo que teve como critérios questões epidemiológicas e necessidades regionais e os recursos terão o prazo de cinco anos para serem concluídos.

Há ainda outras regiões que serão beneficias com a parceria como o Vale do Jurumirim, Sorocaba, Campinas e outros municípios do litoral Norte. Está prevista a construção de mais Unidades Básicas de Saúde, além de Centros de Atenção Psicossociais e reformas em prédios administrativos.

“O governo do Estado de São Paulo vem buscando, cada vez mais, novas parcerias que facilitem o financiamento de projetos desenvolvidos com o objetivo de ampliar e melhorar o acesso da população a serviços de saúde modernos, bem equipados e próximos de suas residências”, diz David Uip, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O secretário destaca que a parceria com o BID, além de proporcionar a construção e reforma de unidades de saúde, irá permitir a reorganização dos fluxos de assistência à saúde da população, em parceria com os municípios beneficiados pelo programa.