Pular para o conteúdo

Saúde alerta para o risco de acidentes em mergulhos

Mergulhar de maneira irresponsável pode causar sérias lesões. Durante o verão, e, principalmente, com a chegada do feriado de Carnaval, esse tipo de acidente é bastante comum. Segundo levantamento da Rede Lucy Montoro, em 2019, 100% dos pacientes vítimas de acidentes causados por mergulho em praias, piscinas, rios e cachoeiras atendidos nas unidades da capital sofreram lesão medular com o comprometimento do movimento de todos os membros (tetraplegia). O balanço apontou ainda que 90% das vítimas são homens e 70% envolvem pacientes com até 40 anos.

De acordo com o médico fisiatra da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, André Sugawara, a falta de cautela e o consumo de álcool estão entre as principais causas. Ele alerta para que os banhistas tomem cuidado ao mergulhar em águas desconhecidas e, no caso de cachoeiras, não mergulhar em águas com menos que o dobro da altura.

É o caso de Adriano José de Souza, hoje paciente da Rede Lucy Montoro. “Em um dia de muito calor em 2018, eu pulei na piscina do lado errado, o lado mais raso, e acabei fraturando a cervical e perdendo os movimentos do queixo para baixo”, relata. “Hoje, graças à assistência da Rede Lucy Montoro, consigo movimentar meus braços, comer sozinho, escovar meus dentes, entre outra coisas”.

Além destas orientações, Sugawara alerta para que os usuários não entrem na água ou mergulhem embriagados, não participem ou permitam brincadeiras quando estiverem nadando ou mergulhando e, ao mergulhar, sempre que possível estendam os braços ao lado da cabeça para protegê-la.

“Evite saltar de lugares muito altos e saltos ornamentais também ajudam a prevenir acidentes”, complementa o fisiatra. “Fique atento ao perceber que a pessoa que deu o mergulho está inconsciente, se afogando sem defesa, ou se ela está consciente e é capaz de falar, mas sente mal estar, pressão baixa e incapacidade de mexer braços e pernas para sair da água”, completa Sugawara.

 

Confira abaixo dicas para você aproveitar da melhor maneira seu passeio:

– Não entre nem mergulhe na água se estiver embriagado;

– Evite saltar de lugares muito altos e arriscar saltos ornamentais;

– Se for mergulhar, investigue a área antes (a profundidade do local, se há pedras…);

– Não permita nem participe de brincadeiras quando estiver nadando e/ou mergulhando;

– Quando mergulhar, estenda os braços ao lado da cabeça para protegê-la;

– Nunca mergulhe de cabeça