Pular para o conteúdo

Saúde amplia atendimento para grávidas no AME Araçatuba

Gestantes de alto risco passarão também por atendimentos em especialidades não médicas como nutrição, psicologia, enfermagem e fisioterapia

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lança nesta sexta-feira, 13 de março, o projeto “Mãe – AME por inteiro”, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Araçatuba. Trata-se de um novo plano de atendimento para gestantes de alto risco, com atendimento integral e humanizado.

Agora, além de passar por atendimento com obstetra, serão incluídos no pré-natal as especialidades não médicas como nutricionista, psicólogo, enfermeiro e fisioterapeuta.

Com o novo protocolo de atendimento, estima-se o aumento de 560 consultas por mês para gestantes atendidas no AME. No ano passado, foram realizadas na unidade 6,7 mil consultas médicas na especialidade de obstetrícia.

A gestação é classificada como de alto-risco quando existe qualquer doença materna ou condição sócio-biológica que pode prejudicar a sua boa evolução como, por exemplo, idade materna menor do que 17 anos ou maior do que 35 anos, dependência de drogas lícitas ou ilícitas, anormalidades uterinas, hemorragia ou pressão alta em gestação anterior, cardiopatia, doenças hematológicas, diabete ou hipertenção associada à gestação, entre outros. Na gestação de alto risco existe risco maior para a saúde da mãe ou do feto.

No novo fluxo de atendimento, assim que a gestante iniciar o atendimento no AME, ela contará com o atendimento do obstetra e em seguida passará pela triagem das consultas não médicas.

Todo esse atendimento acontecerá em uma área exclusiva dentro do ambulatório, reformada para atender às necessidades das gestantes dentro do mesmo ambiente, tornando o atendimento mais humanizado e aconchegante.

“A inclusão destas outras especialidades são importantes para dar apoio à gestante de alto risco e garantir um gravidez tranquila e sem intercorrências. A alimentação da mãe durante a gravidez, o acompanhamento psicológico e de outras áreas além da obstetra também é importante”, ressalta Reneé Duarte, gerente administrativa do AME.

O AME Araçatuba é referência para 28 municípios da região: Alto Alegre, Araçatuba, Auriflama, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Glicério, Guararapes, Guzolandia, Lourdes, Luziânia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Penápolis, Piacatu, Rubiácea, Santo Antonio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, Turiuba e Valparaiso. O AME está localizada à Rua José Bonifácio, 1331. O horário de atendimento é de segunda-feira à sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 13h.

A unidade recebe pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O agendamento das consultas é feita pelos próprios postos de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria.