Saúde convoca prefeitos para encontro estadual sobre dengue

Saúde convoca prefeitos para encontro estadual sobre dengue

Serão apresentados índices larvários dos municípios e o atual cenário epidemiológico do Estado, além de estratégias de enfrentamento conjunto; objetivo é mobilizar as cidades para evitar proliferação da doença no próximo verão

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove na próxima quinta-feira, 3 de setembro, na capital paulista, um grande encontro estadual sobre dengue para o qual estão sendo chamados todos os prefeitos e secretários municipais de saúde dos 645 municípios paulistas.

O evento visa alinhar com todos os municípios do Estado estratégias conjuntas de enfrentamento da dengue e estreitar a articulação entre os órgãos.

A pasta considera fundamental que todos os gestores municipais do Estado compareçam, sobretudo representantes das cidades que tiveram números elevados de casos de dengue neste ano ou que podem apresentar um índice alto de transmissão no próximo verão.

Na ocasião também serão divulgados os índices larvários mais atuais dos municípios paulistas e a relação de cidades que estão em fase inicial e/ou de alerta para a transmissão da dengue em 2016, além do atual cenário epidemiológico do Estado.

Além disso, serão expostos exemplos de ações bem sucedidas de cidades que tiveram um baixo número de casos, para que os prefeitos e secretários de Saúde municipais possam compartilhar conhecimentos, experiências e criar novas medidas para controle do Aedes aegypti.

Neste ano, apenas 10 cidades correspondem por 42% de todos os casos (relação abaixo).

“É fundamental que todos os prefeitos e secretários de Saúde municipais venham a São Paulo participar desta grande mobilização estadual. É hora de unirmos esforços para evitar que o atual cenário da dengue não se repita no próximo verão”, destaca o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

O encontro da próxima quinta-feira acontecerá a partir das 10h no Centro de Convenções Rebouças, que fica na avenida Rebouças, 600, Cerqueira César, zona oeste de São Paulo.

As 10 cidades com mais casos de dengue do Estado de São Paulo em 2015

Município Nº de casos confirmados
Campinas

57.759

Sorocaba

48.596

São Paulo

34.315

Guarulhos

14.490

Sumaré

14.256

São José dos Campos

13.767

São José do Rio Preto

12.044

Rio Claro

11.557

Catanduva

10.511

Limeira

10.186

TOTAL

227.481

COMENTÁRIOS