Pular para o conteúdo

Saúde distribui autotestes de HIV na sexta-feira de pré-Carnaval

Em mais uma ação para testagem e prevenção do HIV, a Secretaria do Estado de Saúde realiza a distribuição de autotestes de HIV nesta sexta-feira (1º), das 10h às 16h, no Sesc 24 de Maio.

Serão distribuídos gratuitamente 350 autotestes, além de mais de 14 mil preservativos masculinos, 1 mil femininos e 4 mil sachês de gel lubrificante.

A atividade é organizada pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, que mobiliza 16 profissionais para distribuição e orientações sobre o autoteste e sobre as estratégias de prevenção disponíveis no SUS.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, explica o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

O Sesc 24 de Maio está localizado na Rua 24 de Maio, 109, no centro de São Paulo.

Autoteste

O Programa Estadual DST/Aids-SP tem investido também na divulgação e distribuição de autotestes. Para o carnaval, foram encaminhados 5 mil autotestes  de HIV para diversas regiões, englobando Ribeirão Preto, Campinas, Piracicaba, Santos, São José do Rio Preto e São Bernardo do Campo, além da capital. Cada localidade programará a distribuição desse novo método em sua rede.

O procedimento é simples, idealizado para ser realizado em casa. Através de uma gota de sangue, obtida do dedo, pode-se obter o resultado em 10 minutos. Se for positivo, é importante procurar um serviço de saúde para confirmação e seguimento assistencial. Por meio do Disque DST/Aids – 0800 16 25 50, é possível saber qual é o serviço mais próximo.

Mutirão de testes no Jabaquara

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria realizou a testagem para HIV e Sífilis no terminal Jabaquara, em São Paulo. Foram oferecidos 400 testes para HIV e Sífilis além da distribuição de autotestes de HIV, preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. Cerca de 50 profissionais trabalharam no atendimento à população, com a realização dos testes e orientações sobre prevenção

Os testes para HIV e Sífilis podem ser realizados o ano todo no locais indicados no site www.crt.saude.sp.gov.br ou pelo serviço Disque DST/aids: 0800 16 25 50.