Pular para o conteúdo

Saúde e Meio Ambiente reabrem Zoológico nesta quinta-feira (15)

As Secretarias de Estado da Saúde e do Meio Ambiente de São Paulo reabrem nesta quinta-feira, 15 de março, o Zoológico, o Zoo Safari e o Jardim Botânico. Os serviços funcionarão no horário de rotina, com reabertura a partir das 9h.
A medida é embasada em parecer técnico que classificou a presença do vírus da febre amarela nesse território como um fato isolado e restrito, com baixo risco de transmissão para humanos. Não há evidências da circulação do vírus de forma ampla e contínua na área, observando-se análises laboratoriais de macacos e mosquitos coletados no local. Atualmente, há bandos de primatas não humanos saudáveis vivendo nos parques e a densidade de vetores silvestres da doença é baixa.
Os visitantes do Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico deverão estar vacinados conta a febre amarela. Avisos com essa mensagem serão fixados nas entradas dos parques, orientando sobre a necessidade de tomar a vacina pelo menos dez dias antes da visita.
Os três locais ficaram fechados temporariamente, desde 23 de janeiro, para ações de vigilância da febre amarela, devido à confirmação de positividade da doença em um bugio morto. A conduta para reabertura é similar à adotada com relação ao Horto Florestal e aos Parques da Cantareira e Ecológico do Tietê.
A campanha de vacinação contra a febre amarela segue em curso, em 54 cidades paulistas, até a sexta-feira, 16 de março. Somente em 2018, 7 milhões de pessoas foram imunizadas contra a doença em SP, número praticamente equivalente ao balanço de 2017, quando 7,4 milhões de paulistas foram imunizados. Considerando o acumulado de vacinação desde 2007, mais de 21 milhões de pessoas já estão protegidas contra a febre amarela por meio da vacinação, no Estado.