“Saúde em Ação” entrega 16 ônibus e mais de 400 tablets para a região de Itapeva e Sorocaba

O Programa Saúde em Ação entrega, nesta quinta-feira (5), 16 micro-ônibus e 430 tablets para os municípios da região de Itapeva e Sorocaba. Mais de R$ 32 milhões estão sendo investidos em obras e ações que visam aprimorar a assistência dos pacientes e o trabalho de campo dos agentes comunitários.

Os ônibus tiveram investimento de R$ 4,2 milhões e permitem que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam levados às unidades básicas e hospitais com conforto e segurança. Outros R$ 600 mil foram investidos para apoio técnico, suporte e rastreamento. Cada veículo pode transportar até 26 passageiros.

Serão entregues para um consórcio formado pelos municípios de Itapeva, Sorocaba, Apiaí, Guapiara, Buri, Riversul, Ribeirão Branco, Bom Sucesso de Itararé e Itapirapuã Paulista. Este consórcio será responsável pelo custeio das operações. Estima-se que o novo modelo trará uma economia de até 70% para os cofres dos municípios.

Já os tablets contaram com um investimento de mais de R$ 200 mil do programa e serão distribuídos para os agentes comunitários de saúde dos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Guapiara, Itaberá, Itaoca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itararé, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Riversul e Taquarivaí.

Os novos equipamentos terão conexão com a internet e serão monitorados. Com isto, os agentes vão deixar as fichas de papel para trás, inserindo as informações do usuário em sistema digital, em tempo real.

Com os dados computados, e Estado terá melhor condição de conhecer seu público, identificar as doenças mais frequentes e prevenir epidemias, já que as informações serão lançadas em uma rede que será monitorada na Secretaria de Estado da Saúde.

“Estamos trabalhando para melhorar as condições de assistência à população paulista. Com estes investimentos em infraestrutura, transporte e suporte digital, vamos garantir maior conforto aos pacientes e otimizar o trabalho das equipes municipais”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Os tablets fazem parte de um pacote de ações do Saúde em Ação pela informatização da rede de saúde. Junto com eles, também serão entregues produtos desenvolvidos pelo programa com orientações aos municípios.

As ações complementam um investimento de R$ 32 milhões que o Saúde em Ação vem fazendo na região, que abrange a construção de CAPS e UBS e a reforma de unidades de saúde, incluindo a nova ala de obstetrícia da Santa Casa de Itapeva, inaugurada em março.

O coordenador do programa, Ricardo Tardelli, acredita que os novos ônibus e tablets servem para mostrar a abordagem integrada que é marca do programa. “Mais do que oferecer novas estruturas físicas para a saúde, queremos fornecer ferramentas para que o usuário seja cuidado da melhor forma possível, com equipamentos adequados e profissionais capacitados”, explica.

O “Saúde em Ação” é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que irá investir R$ 826 milhões em 71 municípios do estado de São Paulo, destinados à construção e reforma de UBS, CAPS, AME e hospitais.  Do total a ser investido, 70% são provenientes do BID e 30% são de recursos do tesouro do Estado.