Saúde fará teste de fluido oral para detectar HIV na semana do orgulho LGBT

Saúde fará teste de fluido oral para detectar HIV na semana do orgulho LGBT

Exames gratuitos serão oferecidos na Avenida Paulista e no centro de SP

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove na próxima segunda e terça-feira ações de testagem para diagnóstico precoce do HIV como parte dos eventos alusivos à Semana da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

No dia 28, segunda-feira, os testes serão realizados das 9h às 16h na Casa das Rosas (avenida Paulista, 37), e no dia 29, das 15h às 19h, no Centro de Referência da Diversidade (rua Major Sertório, 292, centro).

A novidade este ano será o emprego do teste rápido de fluído oral, para triagem. Se ele der “reagente”, um outro teste rápido, de sangue, será feito por meio de punção digital (furo no dedo).

“O teste oral detecta anticorpos no fluído coletado, e o resultado é obtido em 30 minutos, com a vantagem de que pode ser executado em qualquer local”, explica Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS-SP. Os resultados de ambos os testes – fluído oral e sangue – serão obtidos no mesmo dia. “Ambos são simples, rápidos e indolores, realizados com privacidade e sigilo”,  observa Maria Clara.

Segundo o Programa Estadual DST/Aids, nas últimas décadas houve aumento de incidência de casos de Aids entre homens que fazem sexo com homens (HSH). Em 2007, este grupo correspondia a 29,8% das infecções no sexo masculino acima de 13 anos, passando para 43% em 2012.

“Enfatizamos a importância do diagnóstico precoce e convidamos a população que participará dos eventos relativos à semana da Parada Gay a realizar o teste anti-HIV”,  conclui Maria Clara.

COMENTÁRIOS