Pular para o conteúdo

Saúde inicia mutirão de catarata para operar mais 7 mil pessoas até dezembro

Cirurgias serão realizadas em 27 Ambulatórios Médicos de Especialidades do governo do Estado e hospitais públicos a partir desta quinta-feira

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove a partir desta quinta-feira, 8 de setembro, um grande mutirão para realização de cirurgias de catarata em 27 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e em hospitais públicos de todo Estado (veja relação abaixo).

Com investimento extra de R$ 7 milhões para realizar os procedimentos, a meta é realizar mais 7 mil cirurgias até dezembro, o que representará 33,3% a mais do que é feito na rotina. Com isso, em vez de 21 mil cirurgias serão realizadas 28 mil.

Os pacientes serão atendidos mediante agendamento dos municípios pela Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (Cross), do governo do Estado.

No total, serão beneficiados pacientes de 16 regiões do Estado:  ABC, Araçatuba, Barretos, Campinas, São Paulo, Bauru, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Franca, São João da Boa vista, Vale do Ribeira, Piracicaba, Baixada Santista e Sorocaba.

Na capital o lançamento do mutirão ocorre nesta quinta-feira, dia 8, no AME Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, localizado na avenida Almirante Delamare, 1534, em Heliópolis.        

“O objetivo do mutirão é agilizar o atendimento, ofertando mais cirurgias de catarata por meio dos AMEs, e ajudando a evitar casos de cegueira em pessoas com diagnóstico de catarata”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Mutirão de cirurgia de retina em Rio Preto

A Secretaria promoverá, também a partir desta quinta-feira, um mutirão de cirurgias de retina no Hospital Estadual de São José do Rio Preto.        

Com investimento de R$ 520 mil, serão 25 procedimentos cirúrgicos a mais por mês na unidade entre setembro de dezembro, totalizando um aumento de 100 cirurgias nesse período.        

O mutirão também tem início no dia 8 de setembro, com pacientes previamente agendados e que estão aguardando o procedimento em São José do Rio Preto.

Relação de AMEs participantes do mutirão de catarata:

·       Andradina

·       Araçatuba

·       Assis

·       Atibaia

·       Barradas (SP)

·       Barretos

·       Bauru

·       Caraguatatuba

·       Catanduva

·       Dracena

·       Franca

·       Geraldo Bourroul (SP)

·       Jundiaí

·       Maria Zélia (SP)

·       Mauá

·       Mogi-Guaçu

·       Ourinhos

·       Pariquera-Açu

·       Piracicaba

·       Praia Grande

·       Promissão

·       Santos

·       Santo André

·       Sorocaba

·       Santa Bárbara D’Oeste

·       Tupã

·        Zona Leste (SP)