Pular para o conteúdo

Saúde lança 1ª Feira de Oficinas e Orientação Profissional para dependentes químicos

Nesta sexta-feira (7), pacientes do Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) terão um encontro com instituições que oferecem cursos profissionalizantes em diversas áreas. Com o objetivo de preparar seus pacientes para a reinserção social e no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde promove a 1ª FOOP Cratod – Feira de Oficinas e Orientação Profissional, realizada na unidade, das 8h às 12h.

A iniciativa conta com a participação de 19 instituições que apresentarão aos pacientes do Cratod seus cursos profissionalizantes e darão orientações sobre inscrições, certificações e mercado de trabalho. Entre o participantes estão o Centro Paula Souza, SEBRAE, ETECs, FATECs, Jovem Aprendiz, UNINOVE e outras organizações públicas e privadas (confira a relação abaixo).

“A dependência química não é apenas uma questão de saúde, mas também uma questão social. A reinserção do paciente no segmento do trabalho também é importante para seu processo de recuperação, com fatores que vão desde a participação do cidadão em uma comunidade e seus relacionamentos, até o aumento da sua autoconfiança, aceitação e motivação”, explica o diretor do Cratod, Marcelo Ribeiro.

Um dos diferenciais apresentados pela feira é a reunião de instituições de várias regiões da Grande São Paulo e não apenas da região central da cidade. O objetivo é facilitar o acesso a muitos pacientes que residem ou possuem familiares em outras regiões do município. Alguns dependentes químicos em tratamento ajudarão na monitoria do evento.

Os cursos oferecidos são gratuitos, no geral, e preparam profissionais para diversas áreas, como administrativa, costura, beleza, culinária, informática, mecânica, eletrônica, entre outras. Os pacientes podem continuar seu tratamento no Cratod e, paralelamente, realizar um curso profissionalizante.

“Esse novo projeto do Cratod é fundamental para que esses pacientes consigam voltar ao mercado de trabalho e, consequentemente, fortalecer sua autonomia”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Serviço
1ª FOOP Cratod – Feira de Oficinas e Orientação Profissional
Data e horário: 7 de junho (sexta-feira), das 8h às 12h

Local: Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) – Rua Prates, 165, Bom Retiro, São Paulo – SP.

 

Instituições participantes da 1ª FOOP Cratod

Instituto Rogacionista

Instituto SEBRAE

Instituto Dom Bosco

Instituto Embelleze

Centro Paula Souza

ETEC Itaquera I

ETEC Itaquera II

FATEC SP

FATEC Tiradentes

ETEC Sapopemba

ETEC São José Rocha

ETC Franco da Rocha

Restaurante Escola

Jovem Aprendiz

Biblioteca da Mooca

DIGLAB

UNINOVE

Projeto Guri Santa Marcelina

Instituto Porto Seguro