Pular para o conteúdo

Saúde leva testagem de HIV para as universidades

Parceria com instituições de ensino superior viabilizará a distribuição de 12 mil preservativos, 9 mil materiais informativos e 200 testagens rápidas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai levar testes rápidos para diagnóstico do HIV para a porta das universidades da capital paulista.

Até o dia 5 de dezembro, estão previstas a realização mais de 200 testes rápidos de HIV, distribuição de 12 mil preservativos, dos quais 9 mil masculinos, além da entrega de 9 mil folders com orientações sobre prevenção e diagnóstico de Aids e sífilis.

As atividades, programadas para o período das 18h às 21h, serão iniciadas nesta quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, no campus Vergueiro da Universidade Nove de Julho (Uninove).

No dia 2, as ações acontecem na Universidade Anhembi Morumbi, campus Mooca. As Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) participam no dia 5, no campus Santo Amaro. Alunos de cursos da área de saúde das três instituições auxiliarão a equipe técnica do Programa Estadual de DST/Aids, que mobilizará cerca de 20 profissionais por dia.

Os três locais constituem ações-piloto do projeto, que será desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2017 e poderá se expandir para outras instituições de ensino do Estado.

“Por meio da parceria com as universidades, expandimos o alcance do diagnóstico precoce, com ênfase no público jovem. Esperamos que os universitários tornem-se multiplicadores da prevenção e da conscientização coletiva”, destaca o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

A novidade é mais uma das estratégias desenvolvidas pela pasta estadual de Saúde por meio do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids-SP,  com apoio da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), da Uninove e da Laureate Brasil, rede de ensino superior que abrange o Complexo Educacional FMU, Universidade Anhembi Morumbi e outras instituições.