Saúde lista 7 dicas para foliões do Carnaval paulista

Saúde lista 7 dicas para foliões do Carnaval paulista

Orientações abrangem hidratação, alimentação, recuperação e proteção

            Com a proximidade do Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulga sete dicas para todos aproveitarem os dias de folia com segurança e sem prejuízos à saúde.

As recomendações, válidas para o dia a dia, também estão baseadas em estratégias do programa “Agita São Paulo”, que a pasta mantém em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).

“Geralmente, fazemos planos no começo de cada novo ano. Quando chega o Carnaval, podemos conferir se ocorreu aquela mudança de comportamento planejada há 45 dias. Então, esse é um momento oportuno para conciliar suas metas a hábitos saudáveis”, afirma o professor de educação física, Timóteo Araújo, do “Agita São Paulo”.

Confira as dicas:

1)    Samba no pé

Gosta de samba? Prefere caminhada? Tanto faz. O que importa é praticar sua atividade física preferida diariamente, por 30 minutos, no mínimo por cinco dias durante a semana. Aproveite o ritmo do Carnaval e passe a fazer exercícios no decorrer do ano.

2)    “Cachaça não é água não”

Hidratar-se é importante e necessário – antes, durante e depois de qualquer atividade física. O ideal é beber água antes de sentir a sede, que é um sinal de “atraso” na hidratação. É aconselhável ingerir 200 ml a cada 15 minutos de exercícios, por exemplo.

3)    Atenção, “Turma do funil”

Modere o consumo de bebidas alcoólicas. Isso pode reduzir o risco de acidentes e a ocorrência de discussões ou brigas. Além disso, te manterá longe de náuseas e ressacas, prejudiciais ao sistema nervoso.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a quantidade máxima diária recomendável de ingestão de bebidas alcoólicas é de duas doses para homens e uma para mulheres.

4)    Alimentação “colorida”

Coma alimentos leves e saudáveis para ficar longe da indisposição. Evite pratos gordurosos e consuma frutas e saladas que tenham sido conservadas adequadamente, sob refrigeração. As frutas, além de colaborarem com a hidratação, possuem fibras que melhoram a digestão e açúcares bons, repositores de energia.

5)    Sono dos foliões

Procure relaxar sempre que se sentir cansado, respeitando os limites de seu corpo. Descanse para aproveitar a folia no dia seguinte – o recomendável é dormir de seis a oito horas por dia.

6)    “O sol estava quente e queimou a nossa cara”

Se a folia ocorrer na rua e durante o dia, utilize protetor solar.

7)    Vista o “abadá” da proteção

A camisinha deve ser utilizada o ano todo, inclusive . Durante as festividades carnavalescas, é importante manter-se consciente de que o preservativo é a forma segura de prevenção contra a Aids e as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

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