Pular para o conteúdo

Saúde oferece mil testes rápidos de HIV na semana da Parada LGBT

Ação acontece nos dias 2 e 3 de junho, no vão livre do Masp

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai disponibilizar gratuitamente testes de saliva (fluido oral) para diagnosticar o vírus do HIV em 30 minutos, na próxima terça e quarta-feira, dias 2 e 3 de junho. A ação será realizada no vão livre do Masp, das 9h às 20h, na semana que antecede a 19º Parada do Orgulho LGBT.

Além do exame, 50 profissionais vão distribuir 16 mil preservativos e 6.000 unidades de gel/sache no local. O teste de saliva é indolor e realizado com privacidade e sigilo.

“O exame detecta anticorpos no fluido oral e pode ser feito em qualquer lugar”, explica a coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS-SP, Maria Clara Gianna. Se o resultado for positivo, é realizado um teste confirmatório de sangue por meio de um pequeno furo no dedo.

Na última década, foi registrado aumento significativo de casos de HIV entre homens que têm relações sexuais com outros homens. No estado de São Paulo, foram notificados 137.705 casos de Aids em homens com 13 anos ou mais. Destes, cerca de 40 mil eram de homens que se relacionaram com outros homens. Em 2007, esta população correspondia a 29,8% dos casos. Em 2012, pulou para 43%.

 

Outros eventos

No próximo dia 4, quinta-feira, um estande será montado na tradicional Feira de Diversidade, no Vale do Anhangabaú. A equipe do CRT DST/Aids-SP fará demonstrações de como funcionam os testes de saliva, das 10h às 18h. Serão distribuídos 15 mil preservativos masculinos, 4.000 unidades de gel/saches e folders sobre sífilis e testes anti-HIV.

No dia 7 (domingo), dia da 19º Parada do Orgulho LGBT, as Secretarias Estaduais da Saúde, Cultura e Justiça e Cidadania estarão presentes na Avenida Paulista para orientar os participantes do evento sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, preconceito e defesa e direitos civis da população LGTB.

O teste para detectar o vírus HIV é realizado o ano todo em unidades de saúde espalhadas pelo estado. O telefone para informações sobre onde é realizado o exame é o Disque DST/ Aids: 0800 16 25 50.