Pular para o conteúdo

Saúde premia relatos da população trans em concurso inédito

 

Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde vai premiar textos literários escritos por travestis, transexuais e outras identidades trans, que participaram de um concurso inédito promovido pelo Programa Estadual IST/Aids.

Denominado “Trans-critos: relatos da vida”, o evento visa o compartilhamento das experiências da população trans e dar visibilidade para as questões que envolvem essas pessoas no Estado de São Paulo.

“Ser homem trans é ter de superar cotidianamente obstáculos para a construção de uma identidade masculina por meio de vestimentas que muitas vezes não são idealizadas para aquele corpo em construção”, relata L.F.P.U, homem trans, autor de um dos dezessete textos que foram inscritos no concurso. Os materiais serão divulgados no evento e os melhores colocados, receberão um certificado.

O concurso foi lançado em 1º de fevereiro, desafiando qualquer pessoa com identidade trans, com idade acima de 18 anos, a produzir textos com relatos de vida sobre qualquer natureza: humor, drama, ficção, direitos, ativismo, gestão e histórias pessoais. As inscrições ocorreram até 31 de março.

Os relatos foram avaliados por uma Comissão Julgadora com base em alguns critérios: inovação no relato; criatividade; superação; lições aprendidas; e coerência entre história e estilo. A Comissão é composta por representantes das Secretarias Estaduais de Saúde, Justiça e Cidadania, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social, Administração Penitenciária, e por representantes da sociedade civil participantes do Grupo Técnico de Visibilidade Trans.

“Compartilhar experiências contribui para quebrar paradigmas, preconceitos, e para ampliar a conscientização da população através desses relatos”, comenta o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Artur Kalichman.

 

“Trans-critos: relatos da vida”

Local: Auditório do CRT

Data: 27 de junho de 2019

Horário: 18h às 20h30

Endereço: Rua Santa Cruz nº 81 – Vila Mariana – São Paulo/SP